UNIVERSIDADE EM AÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE AUGUSTINÓPOLIS E SAMPAIO
Resumen
Este trabalho apresenta relato de experiência do projeto de extensão “Universidade em ação nas escolas de Ensino Médio de Augustinópolis e Sampaio, Tocantins, aprovado pelo PIBIEX, no Câmpus de Augustinópolis-TO. O objetivo geral foi levar os princípios básicos de Educação Financeira aos alunos do ensino médio da escola pública estadual de Augustinópolis, divulgando informações que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes. A metodologia desenvolvida possibilitou o conhecimento de conceitos e práticas, que orientaram definitivamente o planejamento como também execução das atividades posteriores utilizando-se pesquisa bibliográfica e documental. Através destas, estruturaram-se resumo expandido, no qual se abordou a edição passada do projeto; a palestra sobre educação financeira realizada dia 18 de novembro em 2019, além do artigo, “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO SOBRE A INSERÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Apesar do tema ser de extrema relevância, necessitava-se difundir a importância da educação financeira para um projeto de vida saudável; promover a Interação dialógica por meio da participação e da democratização do conhecimento. Enfim, resultou-se categoricamente das atividades realizadas a conscientização, disseminação dos conhecimentos quanto à educação financeira, além da necessidade de se realizar mais pesquisas que tenham por objeto o terceiro ano do ensino médio.
Descargas
Citas
DEODATO, F; VALADÃO, N. Percepção de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT.
Disponível em:
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2007.
FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p.1250.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional estratégico. 4.ed. São Paulo: Futura, 2001.
Minella, J. M., Bertosso, H., Pauli, J., & Corte, V. F. (janeiro-dezembro de 2017). A Influência do Materialismo, Educação Financeira e Valor Atribuído ao Dinheiro na Propensão ao Endividamento de Jovens. Revista Gestão e Planejamento, 18, 182-201.