DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO

Resumen

O trabalho relata a experiência de um grupo de acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A instituição possui histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas, o que facilitou a interdisciplinaridade, promovendo envolvimento de vários profissionais da escola. Partindo dos documentos reguladores do ensino básico no Brasil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2017) realizaram-se trabalhos com gênero discursivos através de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com aporte da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2020; ROJO, 2012).  O projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, ao promover a prática à docência para a qualificação profissional dos futuros professores ao desafiá-los a aplicar teorias e desenvolver estratégias para o ensino da língua precocemente. Os resultados evidenciam que o PIBID permite aos licenciandos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades aplicadas, nas reflexões sobre a importância da língua, nas leituras e no uso de competências e habilidades para estimular as competências leitora e escritora dos alunos da escola básica partindo da oralidade e de seu conhecimento prévio. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Tatiane da Silva Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens UFT – Porto Nacional. 

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020.

Citas

AUTOR DESCONHECIDO. Exigências da vida moderna. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MzI3NDUz/. Acesso em 31/07/2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 23/08/2020.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 23/08/2020.
______. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasilia: Fundação CAPES, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 30/08/2020.
______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15/08/2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routledge: Psychology Press. 2000
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B., Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J., SCHNEUWLY, B. Gêneros e Escritos na Escola. Trad. Org. ROJO, R., Cordeiro, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FERNANDES, Claudete Rocha. O tecer da memória: lembranças de um porto real. Porto Nacional: 2019. In: Pibid UFT Letras – Porto Nacional (weblog) Disponível em: https://pibidletrasuftcpn.blogspot.com/2019/07/o-tecer-da-memoria-lembrancas-de-um.html Acesso em: 03/08/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, Emilia Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Vol. 09, n. 2, 2004, p. 01.
LUCINDA, Elisa. Mulata Exportação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GD4PoGwg5Ew. Acesso em: 20/07/2020.
NÓVOA. Antônio. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. In: Repositório da Universidade de Lisboa (site), 2004. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/685 . Acesso em 27 de dezembro de 2019.
RAMOS, Nara Vieira. As repercussões do pibid na formação inicial de professores. IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul. 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Tra balho/05_40_51_1584-6928-1-PB.pdf
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
URBANA. Deusa. Conceitos pessoais. IN: Recanto das Letras (weblog). Postagem de 13/11/2007, reeditada em 02/10/2017. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/735214. Acesso em: 20/08/2020.
Publicado
2020-12-15
Cómo citar
da Silva Nascimento, T., & Carvalho Capuchinho, A. (2020). DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO. Revista Extensão, 4(3), 154-161. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4131
Sección
Artigos