DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO

Abstract

O trabalho relata a experiência de um grupo de acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A instituição possui histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas, o que facilitou a interdisciplinaridade, promovendo envolvimento de vários profissionais da escola. Partindo dos documentos reguladores do ensino básico no Brasil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2017) realizaram-se trabalhos com gênero discursivos através de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com aporte da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2020; ROJO, 2012).  O projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, ao promover a prática à docência para a qualificação profissional dos futuros professores ao desafiá-los a aplicar teorias e desenvolver estratégias para o ensino da língua precocemente. Os resultados evidenciam que o PIBID permite aos licenciandos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades aplicadas, nas reflexões sobre a importância da língua, nas leituras e no uso de competências e habilidades para estimular as competências leitora e escritora dos alunos da escola básica partindo da oralidade e de seu conhecimento prévio. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tatiane da Silva Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens UFT – Porto Nacional. 

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020.

References

AUTOR DESCONHECIDO. Exigências da vida moderna. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MzI3NDUz/. Acesso em 31/07/2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 23/08/2020.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 23/08/2020.
______. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasilia: Fundação CAPES, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 30/08/2020.
______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15/08/2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routledge: Psychology Press. 2000
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B., Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J., SCHNEUWLY, B. Gêneros e Escritos na Escola. Trad. Org. ROJO, R., Cordeiro, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FERNANDES, Claudete Rocha. O tecer da memória: lembranças de um porto real. Porto Nacional: 2019. In: Pibid UFT Letras – Porto Nacional (weblog) Disponível em: https://pibidletrasuftcpn.blogspot.com/2019/07/o-tecer-da-memoria-lembrancas-de-um.html Acesso em: 03/08/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, Emilia Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Vol. 09, n. 2, 2004, p. 01.
LUCINDA, Elisa. Mulata Exportação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GD4PoGwg5Ew. Acesso em: 20/07/2020.
NÓVOA. Antônio. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. In: Repositório da Universidade de Lisboa (site), 2004. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/685 . Acesso em 27 de dezembro de 2019.
RAMOS, Nara Vieira. As repercussões do pibid na formação inicial de professores. IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul. 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Tra balho/05_40_51_1584-6928-1-PB.pdf
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
URBANA. Deusa. Conceitos pessoais. IN: Recanto das Letras (weblog). Postagem de 13/11/2007, reeditada em 02/10/2017. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/735214. Acesso em: 20/08/2020.
Published
2020-12-15
How to Cite
da Silva Nascimento, T., & Carvalho Capuchinho, A. (2020). DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO. Revista Extensão, 4(3), 154-161. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4131
Section
Artigos