A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFESSOR CEM FLORÊNCIO AIRES

Resumen

O constructo da identidade docente ocorre de maneira progressiva, e através da relação dos diversos contextos onde o docente, ou o futuro docente está inserido, ou ainda dos discursos veiculados sobre os mesmos. Por isso objetivamos com esse trabalho, mostrar como o PIBID contribuiu na construção da identidade docente dos bolsistas do subprojeto de história do Colégio Professor CEM Florêncio Aires, relatando uma das oficinas pedagógicas realizadas. E pôde-se concluir como a experiência de participação no PIBID auxiliou e corroborou na construção da identidade docente, já que abriu a possibilidade de inserção dos futuros profissionais na realidade escolar. Contexto essencial como parte fundamental da formação da identidade docente. Colocando-os diante dos sabores e dissabores dessa realidade, através dos desafios vivenciados pelos mesmos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Biathriz Ramalho de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional. Bolsista do subprojeto de História UFT/PIBID/CAPES. 

Juliana Ricarte Ferraro, Universidade Federal do Tocantins

Professora doutora do curso de História. Orientadora UFT/PIBID/CAPES. 

Maria de Jesus Pereira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professora na ESCOLA Cem Florêncio Aires (Porto Nacional, TO) Supervisora UFT/PIBID/CAPES. 

Citas

LOPES, Amélia. A identidade docente: Contribuindo para a sua compreensão. 1993.
GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. 2005.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
NASCIMENTO, Maria Augusta Vilalobos. Dimensões da identidade profissional docente na formação inicial. Revista portuguesa de pedagogia, p. 207-218, 2007.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, 8, 7-22, 2009.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
COLI, Jorge. O que é arte. Brasiliense, 2017.
DE MORAIS COSTA, Jaqueline; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013.
RAMOS, Ana Karina Sartori. Bullying: a violência tolerada na escola. Cascavel/PR: Unioeste, 2008.
CAMPOS, Herculano Ricardo; JORGE, Samia Dayana Cardoso. Violência na escola: uma reflexão sobre o bullying e a prática educativa. Em Aberto, v. 23, n. 83, 2010.
PINGOELLO, Ivone; HORIGUELA, Maria de L. Morales. Bullying na sala de aula. De jure: revista jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, 2010.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 275-282, 2015.
VILLELA, Denise Casanova. E LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.
GARCIA, D. Atirador de GO passou de vítima de bullying a agressor e remete a caso Columbine, diz psicóloga. Disponível em: Acessado em: 28 de jul. 2019.
Disponível em: Acesso: 29 de jun 2019.
Publicado
2021-03-31
Cómo citar
Ramalho de Souza, B., Ricarte Ferraro, J., & Pereira dos Santos, M. de J. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PROFESSOR CEM FLORÊNCIO AIRES. Revista Extensão, 4(4), 123-129. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4122
Sección
Artigos