ENSINO, MÉTODO E HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO

  • Kllaricy Oliveira de Almeida UFPI
  • Ducilene Melo da Silva UFPA
Palavras-chave: Educação. Ensino Superior. EAD.

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a prática docente dentro e fora da sala de aula. Para tanto, parte-se do percurso histórico da atuação docente no Ensino Superior, enquanto prática institucionalizada no Brasil, atendo-se às nuances do processo educacional no quadro atual de avanço tecnológico. O professor, entendido como um dos atores do processo de ensino e aprendizagem, torna-se mediador ao oportunizar o estreitamento da relação aluno-realidade a partir da aplicação de metodologias que possibilitam ao alunado contato com o conhecimento produzido pelas sociedades ao longo do tempo. Buscamos, nesse sentido, dialogar com teóricos que discutem a atuação docente imersa no cenário do ensino formal presencial e à distância, e posta em debate diante de orientações governamentais e discussões acadêmicas. O resultado da revisão teórica trouxe à superfície o quadro de contradições e impasses na aplicação de metodologias inovadoras na realidade socioeducacional brasileira.

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Biografia do Autor

Kllaricy Oliveira de Almeida, UFPI

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2015). 

Ducilene Melo da Silva, UFPA

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

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Publicado
2020-10-15
Como Citar
Oliveira de Almeida, K., & Melo da Silva, D. (2020). ENSINO, MÉTODO E HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO. Revista Extensão, 4(2), 60-68. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/2994
Seção
Artigos