ENSINO, MÉTODO E HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO
Resumen
O trabalho tem como objetivo analisar a prática docente dentro e fora da sala de aula. Para tanto, parte-se do percurso histórico da atuação docente no Ensino Superior, enquanto prática institucionalizada no Brasil, atendo-se às nuances do processo educacional no quadro atual de avanço tecnológico. O professor, entendido como um dos atores do processo de ensino e aprendizagem, torna-se mediador ao oportunizar o estreitamento da relação aluno-realidade a partir da aplicação de metodologias que possibilitam ao alunado contato com o conhecimento produzido pelas sociedades ao longo do tempo. Buscamos, nesse sentido, dialogar com teóricos que discutem a atuação docente imersa no cenário do ensino formal presencial e à distância, e posta em debate diante de orientações governamentais e discussões acadêmicas. O resultado da revisão teórica trouxe à superfície o quadro de contradições e impasses na aplicação de metodologias inovadoras na realidade socioeducacional brasileira.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Disponível em: <https://www.ufmt.br/proeg/arquivos/2dc95cd453e52a78a17dcc157f04dbf6.pdf>. Acesso em 29 fev. 2020.
BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do Ensino Superior. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília - DF: Inep, 2015. Publicado em:< http://pne.mec.gov.br>. Acesso em 01 nov. 2019.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa. Paideia, FFCLRP-USP (Ribeirão PRETO), fev/ago, 1995.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas da pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
MARTNS, Antonio Carlos Pereira. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, vol.17, 2002.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Vicissitudes de uma “imigrante” entre “nativos digitais”. In: GARCIA, Dulce Maria Falcone; CECÍLIO, Sálua (org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas – São Paulo: Editora Alínea, 2009.
OSÓRIO, L. C. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma nova era. Porto alegre: Artmed, 2003.
SANTOS, Adilson Pereira dos; CERQUEIRA, Eustáquio Amazonas de. Ensino Superior: trajetória, história e políticas recentes. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009.
XAVIER, Elizabete Maria; RIBEIRO, Maria Luisa; NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.