ENSINO, MÉTODO E HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO

  • Kllaricy Oliveira de Almeida UFPI
  • Ducilene Melo da Silva UFPA

Abstract

O trabalho tem como objetivo analisar a prática docente dentro e fora da sala de aula. Para tanto, parte-se do percurso histórico da atuação docente no Ensino Superior, enquanto prática institucionalizada no Brasil, atendo-se às nuances do processo educacional no quadro atual de avanço tecnológico. O professor, entendido como um dos atores do processo de ensino e aprendizagem, torna-se mediador ao oportunizar o estreitamento da relação aluno-realidade a partir da aplicação de metodologias que possibilitam ao alunado contato com o conhecimento produzido pelas sociedades ao longo do tempo. Buscamos, nesse sentido, dialogar com teóricos que discutem a atuação docente imersa no cenário do ensino formal presencial e à distância, e posta em debate diante de orientações governamentais e discussões acadêmicas. O resultado da revisão teórica trouxe à superfície o quadro de contradições e impasses na aplicação de metodologias inovadoras na realidade socioeducacional brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kllaricy Oliveira de Almeida, UFPI

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2015). 

Ducilene Melo da Silva, UFPA

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

References

ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Disponível em: <https://www.ufmt.br/proeg/arquivos/2dc95cd453e52a78a17dcc157f04dbf6.pdf>. Acesso em 29 fev. 2020.

BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do Ensino Superior. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília - DF: Inep, 2015. Publicado em:< http://pne.mec.gov.br>. Acesso em 01 nov. 2019.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa. Paideia, FFCLRP-USP (Ribeirão PRETO), fev/ago, 1995.

COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas da pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

MARTNS, Antonio Carlos Pereira. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, vol.17, 2002.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Vicissitudes de uma “imigrante” entre “nativos digitais”. In: GARCIA, Dulce Maria Falcone; CECÍLIO, Sálua (org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas – São Paulo: Editora Alínea, 2009.

OSÓRIO, L. C. Psicologia grupal: uma nova disciplina para o advento de uma nova era. Porto alegre: Artmed, 2003.

SANTOS, Adilson Pereira dos; CERQUEIRA, Eustáquio Amazonas de. Ensino Superior: trajetória, história e políticas recentes. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009.

XAVIER, Elizabete Maria; RIBEIRO, Maria Luisa; NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Published
2020-10-15
How to Cite
Oliveira de Almeida, K., & Melo da Silva, D. (2020). ENSINO, MÉTODO E HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO HISTÓRICO BRASILEIRO. Revista Extensão, 4(2), 60-68. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/2994
Section
Artigos