A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CMTO XXII
Resumen
O presente relato de experiência descreve o projeto “Hortas Escolares”, voltado à revitalização da horta do CMTO XXII Ary Ribeiro Valadão Filho, em Colméia – TO, como ação do curso de Tecnologia em Gestão Pública (Projeto TO Graduado/Unitins). A iniciativa surgiu a partir do diagnóstico de desativação e precariedade do espaço e teve como objetivo integrar educação ambiental, práticas de sustentabilidade e promoção da alimentação saudável ao cotidiano escolar. A metodologia foi organizada em quatro etapas: diagnóstico e planejamento, capacitação, implementação e avaliação, com participação de estudantes, docentes, acadêmicos e comunidade escolar. As ações envolveram preparo do solo, plantio, manejo de mudas e sementes e implantação de compostagem para reaproveitamento de resíduos orgânicos. Como resultados, observaram-se maior engajamento discente, fortalecimento do trabalho coletivo e ampliação da consciência ecológica, consolidando a horta como recurso pedagógico interdisciplinar e espaço de cidadania.
Descargas
Citas
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Hortas Escolares: guia para implantação e manutenção. Brasília: FNDE, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/hortas-escolares-fnde-wfp-fao-abc.pdf. Acesso em: 05 nov. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições para uma pedagogia do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2007.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 05 nov. 2025.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
