A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CMTO XXII

  • Daniel dos Reis Souza Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Elidambellyg Kauê Maciel Faria Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Kaline Sales Miranda Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Murilo de Abreu Bizarria Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Sergio Virissimo da Silva Junior Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Valdirene Paixão Moreira Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Abstract

O presente relato de experiência descreve o projeto “Hortas Escolares”, voltado à revitalização da horta do CMTO XXII Ary Ribeiro Valadão Filho, em Colméia – TO, como ação do curso de Tecnologia em Gestão Pública (Projeto TO Graduado/Unitins). A iniciativa surgiu a partir do diagnóstico de desativação e precariedade do espaço e teve como objetivo integrar educação ambiental, práticas de sustentabilidade e promoção da alimentação saudável ao cotidiano escolar. A metodologia foi organizada em quatro etapas: diagnóstico e planejamento, capacitação, implementação e avaliação, com participação de estudantes, docentes, acadêmicos e comunidade escolar. As ações envolveram preparo do solo, plantio, manejo de mudas e sementes e implantação de compostagem para reaproveitamento de resíduos orgânicos. Como resultados, observaram-se maior engajamento discente, fortalecimento do trabalho coletivo e ampliação da consciência ecológica, consolidando a horta como recurso pedagógico interdisciplinar e espaço de cidadania.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel dos Reis Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Especialista em Marketing e Comunicação Empresarial (ITOP), Tutor Presencial Curso de Gestão Pública - TO. Graduado Unitins- Polo de Colméia-TO.

Elidambellyg Kauê Maciel Faria, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico do Curso Tecnologia em Gestão Pública, Unitins, polo de Colméia.

Kaline Sales Miranda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso Tecnologia em Gestão Pública, Unitins, polo de Colméia.

Murilo de Abreu Bizarria , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico do Curso Tecnologia em Gestão Pública, Unitins, polo de Colméia.

Sergio Virissimo da Silva Junior , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso Tecnologia em Gestão Pública, Unitins, polo de Colméia.

Valdirene Paixão Moreira Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso Tecnologia em Gestão Pública, Unitins, polo de Colméia.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Hortas Escolares: guia para implantação e manutenção. Brasília: FNDE, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/hortas-escolares-fnde-wfp-fao-abc.pdf. Acesso em: 05 nov. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições para uma pedagogia do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 05 nov. 2025.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Published
2026-02-09
How to Cite
Daniel dos Reis Souza, Elidambellyg Kauê Maciel Faria, Kaline Sales Miranda, Murilo de Abreu Bizarria, Sergio Virissimo da Silva Junior, & Valdirene Paixão Moreira Silva. (2026). A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CMTO XXII. Revista Extensão, 10(2), 57-63. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11372