USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA EM BEBEDOUROS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CAMPOS LINDOS/TO

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o projeto de uso sustentável da água, desenvolvido com alunos do 9º ano e a professora de Ciências da Escola Estadual Manoel Alves Grande, em Campos Lindos/TO. O principal objetivo foi identificar e reduzir o desperdício de água nos bebedouros escolares por meio da implementação de um sistema de reaproveitamento, aliado a ações educativas e práticas sustentáveis. A metodologia empregada combinou observação direta, análise qualitativa e atividades interdisciplinares. Os resultados indicam um aumento significativo da conscientização da comunidade escolar, além da reutilização efetiva da água em atividades como irrigação e limpeza. O projeto mostrou-se uma estratégia eficaz e viável para combater o desperdício hídrico no ambiente escolar, fortalecendo a educação ambiental crítica e a formação de sujeitos mais conscientes quanto ao uso dos recursos naturais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabian Serejo Santana, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Ciências do Ambiente (CIAMB/UFT) e Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UFT). Professor Mestre do Curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.  

Henrique Jhonata Morais Berlanda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestrando em Linguística e Literatura (UFNT) no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Tutor Presencial da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Eline Carvalho de Araújo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Engenharia de Produção (UNITPAC). Funcionária Pública. 

Karlene Aquino da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Pública (Unitins). Auxiliar Administrativo. 

Citas

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2021: informe anual. Brasília, DF: ANA, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/documentos/conjuntura-dos-recursos-hidricos-no-brasil/conjuntura-2021/conjuntura-2021.pdf. Acesso em: 18 nov. 2025.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações científicas. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:2023 – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jan. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm. Acesso em: 12 dez. 2025.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 559-575, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/35433/. Acesso em: 30 nov. 2025.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). The United Nations World Water Development Report 2023: partnerships and cooperation for water. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384629. Acesso em: 25 nov. 2025.
PROCOPIAK, Leticia Knechtel; JEDYN, Gregorio; TAKAHASHI, Rubens. O uso da água em uma escola pública de Curitiba e o consumo responsável. Revista Educação Ambiental em Ação, v. XII, n. 46, dez. 2013/fev. 2014. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1714. Acesso em: 10 dez. 2025.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
SAUVÉ, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, v. 6, n. 10, p. 72-103, jul./dez. 1997.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
Publicado
2026-02-09
Cómo citar
Fabian Serejo Santana, Henrique Jhonata Morais Berlanda, Eline Carvalho de Araújo, & Karlene Aquino da Silva. (2026). USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA EM BEBEDOUROS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CAMPOS LINDOS/TO. Revista Extensão, 10(2), 27-33. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11366