CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Talícia dos Santos Braga Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • José Fernando Bezerra Miranda Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Andreia Luiza Dias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Gisele Padilha Leite Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

A curricularização da extensão corresponde à inserção das atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação, fortalecendo a formação acadêmica e a integração com a sociedade. Este estudo tem como objetivo analisar como a curricularização da extensão tem sido projetada no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando questionários aplicados a docentes do curso e análise documental de registros institucionais e publicações em redes sociais. Os resultados apontam desafios relacionados à adesão de docentes e discentes, restrições de recursos financeiros, tempo reduzido dos alunos do curso noturno e dificuldades em mensurar os impactos da extensão na aprendizagem. Foram identificadas ações extensionistas realizadas entre 2021 e 2022, com destaque para atividades voltadas à educação financeira, responsabilidade social e empreendedorismo contábil. Conclui-se que a efetiva integração da extensão ao currículo demanda cooperação institucional, maior participação docente e incentivo à cultura extensionista. O estudo contribui para o debate sobre a implementação da extensão em cursos de Ciências Contábeis e oferece subsídios para práticas futuras.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Talícia dos Santos Braga, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins (2022). Atualmente, atua como Assistente Administrativo na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins.

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Possui graduação em pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI, Administração ITOP graduação em contabilidade - Faculdades Objetivo, Pós-Graduando em Gestão Pública e MBA em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação UFT Doutorando em Educação (Educanorte). Atualmente é coordenador do Curso Tecnólogo em Gestão Pública (Unitins) - E coordenador da pós-graduação em contabilidade e direito com ênfase no agronegócios Unitins, Conselheiro Estadual de Educação e docente da universidade estadual do Tocantins (Unitins). Tem experiência na área de Educação a distância e suas tecnologias, Perícia Contábil, Gestão de Pessoas, Gestão Operacional e Varejo.

Andreia Luiza Dias , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e em Educação Inclusiva e Especial pelo Instituto Nacional de Ensino (INE). Graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora contratada nível II da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora Formadora da Universidade Aberta do Brasil (UaB/Unitins) e Professora Extensionista Auxiliar do Projeto TO Graduado do Governo do Tocantins. Compõem a equipe editorial da Revista Humanidades e Inovação e da Revista Extensão da Unitins. Atua como coordenadora de programas e projetos de extensão universitária, revisora linguística de materiais didáticos pedagógicos e parecerista de câmara de extensão.

Gisele Padilha Leite , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Contabilidade e Administração (FUCAPE); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU); Especialista em Didática do Ensino Superior (FABIC); Especialista em Turismo e Hotelaria (FAVENI); Bacharel em Ciências Contábeis (FABIC); Atualmente é Docente efetiva da Universidade Estadual do Tocantins, vinculada ao ao cargo de Pró-Reitora de extensão, cultura e assuntos estudantis; Contadora e Consultora credenciada no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins - SEBRAE/TO. Tem experiência na área Contábil e Administração, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Intermediária, Gestão de Relatórios, Demonstrações Contábeis, Desenvolvimento Regional e Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Gestão Pública. É líder do grupo de pesquisa em Marketing Estratégico, da Universidade Estadual do Tocantins e, professora pesquisadora no grupo de pesquisas em Estudos da Contabilidade Aplicada à Gestão, da Universidade Estadual do Tocantins.

Publicado
2026-02-09
Cómo citar
Talícia dos Santos Braga, José Fernando Bezerra Miranda, Andreia Luiza Dias, & Gisele Padilha Leite. (2026). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS . Revista Extensão, 10(2), 70-77. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10973