CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Talícia dos Santos Braga Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • José Fernando Bezerra Miranda Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Andreia Luiza Dias Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Gisele Padilha Leite Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Abstract

A curricularização da extensão corresponde à inserção das atividades extensionistas na matriz curricular dos cursos de graduação, fortalecendo a formação acadêmica e a integração com a sociedade. Este estudo tem como objetivo analisar como a curricularização da extensão tem sido projetada no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando questionários aplicados a docentes do curso e análise documental de registros institucionais e publicações em redes sociais. Os resultados apontam desafios relacionados à adesão de docentes e discentes, restrições de recursos financeiros, tempo reduzido dos alunos do curso noturno e dificuldades em mensurar os impactos da extensão na aprendizagem. Foram identificadas ações extensionistas realizadas entre 2021 e 2022, com destaque para atividades voltadas à educação financeira, responsabilidade social e empreendedorismo contábil. Conclui-se que a efetiva integração da extensão ao currículo demanda cooperação institucional, maior participação docente e incentivo à cultura extensionista. O estudo contribui para o debate sobre a implementação da extensão em cursos de Ciências Contábeis e oferece subsídios para práticas futuras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Talícia dos Santos Braga, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins (2022). Atualmente, atua como Assistente Administrativo na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins.

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Possui graduação em pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI, Administração ITOP graduação em contabilidade - Faculdades Objetivo, Pós-Graduando em Gestão Pública e MBA em Docência do Ensino Superior, Mestre em Educação UFT Doutorando em Educação (Educanorte). Atualmente é coordenador do Curso Tecnólogo em Gestão Pública (Unitins) - E coordenador da pós-graduação em contabilidade e direito com ênfase no agronegócios Unitins, Conselheiro Estadual de Educação e docente da universidade estadual do Tocantins (Unitins). Tem experiência na área de Educação a distância e suas tecnologias, Perícia Contábil, Gestão de Pessoas, Gestão Operacional e Varejo.

Andreia Luiza Dias , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduada Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e em Educação Inclusiva e Especial pelo Instituto Nacional de Ensino (INE). Graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora contratada nível II da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora Formadora da Universidade Aberta do Brasil (UaB/Unitins) e Professora Extensionista Auxiliar do Projeto TO Graduado do Governo do Tocantins. Compõem a equipe editorial da Revista Humanidades e Inovação e da Revista Extensão da Unitins. Atua como coordenadora de programas e projetos de extensão universitária, revisora linguística de materiais didáticos pedagógicos e parecerista de câmara de extensão.

Gisele Padilha Leite , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Contabilidade e Administração (FUCAPE); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU); Especialista em Didática do Ensino Superior (FABIC); Especialista em Turismo e Hotelaria (FAVENI); Bacharel em Ciências Contábeis (FABIC); Atualmente é Docente efetiva da Universidade Estadual do Tocantins, vinculada ao ao cargo de Pró-Reitora de extensão, cultura e assuntos estudantis; Contadora e Consultora credenciada no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins - SEBRAE/TO. Tem experiência na área Contábil e Administração, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Intermediária, Gestão de Relatórios, Demonstrações Contábeis, Desenvolvimento Regional e Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Gestão Pública. É líder do grupo de pesquisa em Marketing Estratégico, da Universidade Estadual do Tocantins e, professora pesquisadora no grupo de pesquisas em Estudos da Contabilidade Aplicada à Gestão, da Universidade Estadual do Tocantins.

Published
2026-02-09
How to Cite
Talícia dos Santos Braga, José Fernando Bezerra Miranda, Andreia Luiza Dias, & Gisele Padilha Leite. (2026). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS . Revista Extensão, 10(2), 70-77. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10973