PROJETO SEMIOLOGIA ONLINE — UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • David William Lima Marques Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Guilherme Johannsen da Costa Antunes Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Matheus Scalcon de Castro Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Arthur Barros Fernandes Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Resumen

O projeto Semiologia Online foi desenvolvido por estudantes de Medicina da Unitins com o objetivo de apoiar o aprendizado da Semiologia Médica por meio de videoaulas teórico-práticas, abordando técnicas de exame físico geral e específico. A metodologia envolveu a produção e divulgação de vídeos baseados na literatura médica e diretrizes acadêmicas. As aulas foram roteirizadas, gravadas, editadas e disponibilizadas gratuitamente no Instagram e YouTube, alcançando ampla visibilidade, com destaque para a aula sobre ausculta cardíaca. A discussão evidencia que o uso de ferramentas tecnológicas auxilia na superação dos desafios do ensino remoto, favorecendo o engajamento e a aprendizagem dos acadêmicos. Além disso, o projeto impactou o desenvolvimento local, ampliando o acesso a conteúdos educativos e incentivando a inclusão digital. Conclui-se que o Semiologia Online se consolidou como um recurso inovador e acessível, atendendo ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, especialmente à Meta 3.C, que incentiva a capacitação de profissionais de saúde.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

David William Lima Marques , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico de Medicina. Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, TO, Brasil. 

Guilherme Johannsen da Costa Antunes , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Acadêmico de Medicina. Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, TO, Brasil. 

Matheus Scalcon de Castro, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Acadêmico de Medicina. Universidade Estadual do Tocantins, Augustinópolis, TO, Brasil. 

Arthur Barros Fernandes, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Citas

MONIZ, Eliane Teixeira Alfama et al. Distribuição da Semiologia nas escolas médicas do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | 46 (3): e116, 2022.

RODRIGUES, Adriana Novaes; CUNHA, Cleize Silveira; CUNHA, Cristiane Silveira; NETO, João Ozório R; TAVARES, Mauro. A semiologia médica no século XX. Cadernos UniFOA. Volta Redonda, Ano VI, n. 15, abril 2011. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/15/69.pdf

RODRIGUES, Adriana Novaes; CUNHA, Cleize Silveira; CUNHA, Cristiane Silveira; NETO, João SANTOS, M.M.S. dos et al. Semiologia médica em tempos de pandemia. Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior. v.1, n.1, p.76-79, 2022.

SANTOS, M.M.S. dos et al. Semiologia médica em tempos de pandemia. Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior. v.1, n.1, p.76-79, 2022.

Publicado
2025-08-11
Cómo citar
Lima Marques , D. W., da Costa Antunes , G. J., Scalcon de Castro, M., & Barros Fernandes, A. (2025). PROJETO SEMIOLOGIA ONLINE — UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão, 9(5), 44-50. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10630