PROJETO SEMIOLOGIA ONLINE — UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O projeto Semiologia Online foi desenvolvido por estudantes de Medicina da Unitins com o objetivo de apoiar o aprendizado da Semiologia Médica por meio de videoaulas teórico-práticas, abordando técnicas de exame físico geral e específico. A metodologia envolveu a produção e divulgação de vídeos baseados na literatura médica e diretrizes acadêmicas. As aulas foram roteirizadas, gravadas, editadas e disponibilizadas gratuitamente no Instagram e YouTube, alcançando ampla visibilidade, com destaque para a aula sobre ausculta cardíaca. A discussão evidencia que o uso de ferramentas tecnológicas auxilia na superação dos desafios do ensino remoto, favorecendo o engajamento e a aprendizagem dos acadêmicos. Além disso, o projeto impactou o desenvolvimento local, ampliando o acesso a conteúdos educativos e incentivando a inclusão digital. Conclui-se que o Semiologia Online se consolidou como um recurso inovador e acessível, atendendo ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, especialmente à Meta 3.C, que incentiva a capacitação de profissionais de saúde.
Downloads
References
MONIZ, Eliane Teixeira Alfama et al. Distribuição da Semiologia nas escolas médicas do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | 46 (3): e116, 2022.
RODRIGUES, Adriana Novaes; CUNHA, Cleize Silveira; CUNHA, Cristiane Silveira; NETO, João Ozório R; TAVARES, Mauro. A semiologia médica no século XX. Cadernos UniFOA. Volta Redonda, Ano VI, n. 15, abril 2011. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/15/69.pdf
RODRIGUES, Adriana Novaes; CUNHA, Cleize Silveira; CUNHA, Cristiane Silveira; NETO, João SANTOS, M.M.S. dos et al. Semiologia médica em tempos de pandemia. Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior. v.1, n.1, p.76-79, 2022.
SANTOS, M.M.S. dos et al. Semiologia médica em tempos de pandemia. Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior. v.1, n.1, p.76-79, 2022.