CURSINHO POPULAR DA UTFPR: UMA PREPARAÇÃO DIRECIONADA PARA AS PROVAS DE VESTIBULARES E ENEM - EDIÇÃO 2023/2024

  • Mateus Roberto Borim Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Danielle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Vithor Sant Ana Caeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Luana Carla da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-2802-6037
Palavras-chave: Curso Preparatório; Extensão Universitária; Vestibular; Ensino Médio; Formação Pedagógica.

Resumo

O projeto: “Cursinho Popular” oferece uma preparação para vestibulares e ENEM destinado a alunos do Ensino Médio. As atividades são ministradas por estudantes da UTFPR, sob supervisão dos docentes da equipe executora. O objetivo é proporcionar aos participantes um reforço educacional nas disciplinas básicas visando melhorar o desempenho nos exames admissionais. A metodologia envolve atividades presenciais em que uma lista de exercícios é solucionada. A abordagem resolutiva contribui para que aspectos teóricos dentro de cada questão possam ser discutidos de forma direcionada e ainda, as questões práticas favorecem a memorização de fórmulas de uso contínuo, promovendo assim, uma maior interação entre monitores e alunos. Como resultado destaca-se o impacto positivo do projeto no desenvolvimento acadêmico dos participantes e na formação pedagógica dos discentes da UTFPR. Concluímos assim que o cursinho contribui significativamente para a democratização do acesso ao ensino superior e para o fortalecimento das competências dos envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Roberto Borim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Danielle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente atua como professora adjunto C (nível 3) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana.

Vithor Sant Ana Caeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Luana Carla da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduação em andamento em Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora  na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Referências

ALVARENGA, C. F.; SALES, A. P.; COSTA, A. D. da; COSTA, M. D. da; VERONEZE, R. B.; SANTOS, T. L. B. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2012.
CASTEJON, Mariângela; ROSA, Rosemar. Olhares sobre o ensino da matemática: educação básica. Uberaba–MG: IFTM, 2017.
DOS SANTOS, Elisa Queiroz; DA FONSECA, Letícia Rodrigues. Desenvolvimento de metodologias ativas por meio do design thinking. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e151101421752-e151101421752, 2021.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, p. 1-38, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Pisa - programa internacional de avaliação de estudantes. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados>. Acesso em: 29 jul. 2024.
NEVES, C. E. B.; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Acesso, expansão e equidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias. Porto Alegre. Vol. 9, n. 17 (jan./jun. 2007), p. 124-157, 2007
Rosa, L.R.D., Vieira, L., Trindade, F.R.D., Conde, M.C.M. and Bublitz, G.K., 2018. VESTVATES-DINÂMICA DE UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais do Salão de Ensino e de Extensão, p.143.
SILVA, Ana. Metodologia do Ensino e Aprendizagem. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2017.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
Borim, M. R., Gonçalves de Oliveira Prado, D., Sant Ana Caeiro, V., da Silva, L. C., & Gonçalves de Oliveira Prado, I. (2025). CURSINHO POPULAR DA UTFPR: UMA PREPARAÇÃO DIRECIONADA PARA AS PROVAS DE VESTIBULARES E ENEM - EDIÇÃO 2023/2024. Revista Extensão, 9(1), 54-61. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10239