CURSINHO POPULAR DA UTFPR: UMA PREPARAÇÃO DIRECIONADA PARA AS PROVAS DE VESTIBULARES E ENEM - EDIÇÃO 2023/2024
Abstract
O projeto: “Cursinho Popular” oferece uma preparação para vestibulares e ENEM destinado a alunos do Ensino Médio. As atividades são ministradas por estudantes da UTFPR, sob supervisão dos docentes da equipe executora. O objetivo é proporcionar aos participantes um reforço educacional nas disciplinas básicas visando melhorar o desempenho nos exames admissionais. A metodologia envolve atividades presenciais em que uma lista de exercícios é solucionada. A abordagem resolutiva contribui para que aspectos teóricos dentro de cada questão possam ser discutidos de forma direcionada e ainda, as questões práticas favorecem a memorização de fórmulas de uso contínuo, promovendo assim, uma maior interação entre monitores e alunos. Como resultado destaca-se o impacto positivo do projeto no desenvolvimento acadêmico dos participantes e na formação pedagógica dos discentes da UTFPR. Concluímos assim que o cursinho contribui significativamente para a democratização do acesso ao ensino superior e para o fortalecimento das competências dos envolvidos no processo.
Downloads
References
CASTEJON, Mariângela; ROSA, Rosemar. Olhares sobre o ensino da matemática: educação básica. Uberaba–MG: IFTM, 2017.
DOS SANTOS, Elisa Queiroz; DA FONSECA, Letícia Rodrigues. Desenvolvimento de metodologias ativas por meio do design thinking. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e151101421752-e151101421752, 2021.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, p. 1-38, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Pisa - programa internacional de avaliação de estudantes. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados>. Acesso em: 29 jul. 2024.
NEVES, C. E. B.; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Acesso, expansão e equidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias. Porto Alegre. Vol. 9, n. 17 (jan./jun. 2007), p. 124-157, 2007
Rosa, L.R.D., Vieira, L., Trindade, F.R.D., Conde, M.C.M. and Bublitz, G.K., 2018. VESTVATES-DINÂMICA DE UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais do Salão de Ensino e de Extensão, p.143.
SILVA, Ana. Metodologia do Ensino e Aprendizagem. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2017.