EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NAS FACULDADES DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

Abstract

No âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH), a interdisciplinaridade e transversalidade são conceitos fundamentais para a sua compreensão e difusão. Esta pesquisa investiga as concepções e representações sobre estes dois termos dentro dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das graduações em direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e analisa a adequação destes currículos a o que prescrevem os documentos orientadores internacionais e nacionais sobre o tema. Para tanto, foi adotada a metodologia de estudo de caso aliada a análise de conteúdo, identificando indicadores temáticos (direitos humanos e interdisciplinaridade) nos textos analisados, a partir de considerações sobre sua contextalização e função semântica. Finalmente, nota-se que os referidos PPCs atribuem importância estratégica ao conceito de interdisciplinaridade para realização do projeto de formação acadêmica almejada, citando-o exaustiva, enquanto abordagem do conhecimento, no entanto, sua aplicabilidade não pôde ser compreendida, ante a ausência de demonstração sobre a concretização deste diálogo interdisciplinar.

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Marcos Júlio Vieira dos Santos, Universidade de Brasília-UnB

Mestrando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade (GP-DIHVES). Bolsista PIBIC/UNITINS no ciclo 2019/2020. E-mail: mj.marcosvieira@gmail.com

Christiane de Holanda Camilo , Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS

Doutora em Sociologia (UFG). Mestre em Direitos Humanos (UFG). Especialista em Direito Público. Professora Pesquisadora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) nas áreas de Direito Constitucional, Processo Constitucional, Direito Internacional, Direitos Humanos, Governança e Compliance e Direito Sistêmico. Líder dos Grupos de Pesquisa Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade (GP DIHVES) e Direito Sistêmico, Consensual e Justiça Restaurativa (GPDS). Pesquisadora membro do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI / UFG). 

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UNITINS, Universidade Estadual do Tocantins, Projeto Político Pedagógico Augustinópolis. Bacharel em Direito. 2020a

UNITINS, Universidade Estadual do Tocantins, Projeto Político Pedagógico Dianópolis. Bacharel em Direito. 2020b.

UNITINS, Universidade Estadual do Tocantins, Projeto Político Pedagógico Paraíso do Tocantins. Bacharel em Direito. 2020c

UNITINS, Universidade Estadual do Tocantins, Projeto Político Pedagógico Palmas Bacharel em Direito. 2020d
Published
2023-09-04
How to Cite
dos Santos, M. J. V., & Holanda Camilo , C. de. (2023). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NAS FACULDADES DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS . Revista Extensão, 7(3), 106-119. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7811
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos