ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Layse Shuellen de Sousa Almeida Oliveira Universidade Estadual do Tocantins
  • Eraldo Pereira Madeiro Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins. https://orcid.org/0000-0003-2263-3952
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem, Alfabetização, Leitura e escrita

Resumo

O projeto de extensão “Alfabetização, leitura e escrita de crianças com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental” surge da vontade de docentes e acadêmicos de contribuir com a dinâmica de ensino-aprendizagem da leitura e escrita de educandos da rede municipal de ensino de Araguatins. Considera-se que a educação possui como potencial a formação de sujeitos mais conscientes dos processos sociais e históricos que os constituem. Quanto à linguagem, este projeto considera a concepção de linguagem que a compreende como instância mediadora entre os sujeitos e o mundo que os cerca. Considerando essas concepções, este projeto tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades no uso da língua portuguesa por meio de oficinas de produção de textos. De maneira indireta, espera-se, especialmente, contribuir para que os participantes alcancem melhores resultados. Esta atividade de extensão, com intervenção no ambiente escolar, foi construída para propiciar aos graduandos a vivência da dinâmica da sala de aula n anos iniciais do ensino fundamental. Ao transitar nesses espaços, estudantes e participantes do Projeto de Extensão estabeleceram relações entre a equipe escolar.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Layse Shuellen de Sousa Almeida Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins. 

Eraldo Pereira Madeiro, Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins.

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus Araguatins. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY. 

Referências

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Publicado
2021-06-16
Como Citar
de Sousa Almeida Oliveira, L. S., & Pereira Madeiro, E. (2021). ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Extensão, 5(1), 74-80. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5325
Seção
Relatos de Experiência