CONTE-ME MAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Neste relato pretendemos compartilhar as experiências do projeto de extensão “Conte-me mais: práticas de letramento literário no ensino fundamental”, voltado para as práticas desenvolvidas com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Araguatins. O objetivo do projeto foi ao encontro da necessidade de implementação de um trabalho direcionado à formação de leitores de textos literários infantis, buscando otimizar as competências de leitura e interpretação. Este trabalho é resultante de uma pesquisa-ação e explora os dados qualitativos provenientes das oficinas realizadas no projeto. Quanto às experiências, foram pautadas no incentivo à democratização da leitura literária, interpretação e compreensão das obras de literatura infantil. Os resultados alcançados evidenciaram a necessidade de um trabalho mais direcionado para a formação do leitor, pautado na introdução de práticas de leitura envolvendo o lúdico entre os participantes, que mesmo com um significativo desinteresse inicial, passaram a ter mais motivação no decorrer das atividades.
Downloads
References
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 2004.