PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS QUILOMBOLAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Abstract
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de formação docente inicial em um projeto de extensão intitulado “proposta pedagógica de leitura e contação de histórias quilombolas no ensino fundamental I”. Projeto vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, campus de Araguatins, que contribui na formação complementar da aluna-estagiária por meio da realização de oficinas de artes, leitura, contação de história e elaboração de material pedagógico, cooperando, para a formação inicial docente em sua atuação futura. É um estudo descritivo, cuja base metodológica utilizada inclui a pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos em periódicos na área de educação, interdisciplinar, proporcionando interlocução por meio das teorias estudadas na Universidade e a prática pedagógica da sala de aula, corroborando para o letramento. A proposta também inclui a pesquisa de campo, realizada mediante instrumento de pesquisa contendo questionários e entrevistas no intuito de mapear o quantitativo das escolas que atendem alunos quilombolas do ensino fundamental I. Com a finalização das oficinas é possível perceber através de discussões e questionário de avaliação, a compreensão da discente sobre a importância da leitura e contação de histórias na primeira fase do Ensino Fundamental, considerando as questões da diversidade cultural.
Downloads
References
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 13.out.2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 13.out.2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 13.out.2020.
FLORES, Kátia Maia; SILVA, João Gonçalo Mendes da. Quilombos: a formação de territórios tradicionais no Tocantins. In: Populações tradicionais do Tocantins: culturas e saberes de comunidades quilombolas. ANDRADE, Karylleila; FLORES, Kátia Maia; BODNAR, Roseli. (Org.). Palmas/Tocantins: UFT, 2013.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989.
LOPES, Rita de Cássia Domingues. Relatório antropológico de reconhecimento e delimitação do território da comunidade quilombola ilha São Vicente. Araguatins: 2014.
MORAIS, Lerkiane Miranda de; VELANGA Carmen Tereza. DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar. ISSN 0000-000 ON LINE 299 Ano 1, Vol. I, Número 1, Jul-Dez, 2017, p. 299-321. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/4744-Texto%20do%20artigo-12970-1-10-20180814.pdf. Acesso em: 02.nov.2020.
MOURA, Gloria. Estórias Quilombolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010. (Coleção caminho das pedras; v. 3. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pdf.Acesso em: 05.out.2020.
SILVA, M.C; MARTINS, M.R. Experiências de leitura no contexto escolar. In: PAIVA, A; MACIEL, F.; COSSON, R. (Coordes). Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V. 20.