A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Abstract
O objetivo é relatar a vivência no projeto de extensão que fomentou a discussão do adolescente como sujeito de direito e as consequências de uma possível redução da maioridade penal na sociedade atual. O projeto foi composto por acadêmicos do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins -UNITINS e realizado com alunos da Rede ensino Público – Cem Castro Alves Palmas TO. As atividades foram desenvolvidas em duas fases, com atividades de estudos na própria universidade e práticas na escola pública. No cenário de prática em contato com alunos/adolescentes da rede pública de ensino, apreendeu-se as particularidades dessa fase e os desafios de promover desconstruções sobre a autonomia dos adolescentes enquanto sujeito de direitos e não apenas de deveres e obrigações. Com as atividades e estudos, é premente que esse debate transpasse o âmbito escolar para ampliar o olhar sobre os adolescentes em processo formativo, sobre os sujeitos de direito e a proteção social.
Downloads
References
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1990.
BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (SINASE). Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2012.
FAVÉRO, E. Serviço Social no Sociojurídico: Requisições Conservadoras e resistência na defesa dos direitos. Serviço Social e Sociedade. São Paulo. n. 131, p. 29-50, jan/abr. 2018.
OLIVEIRA, B. C. S. “Nenhum passo atrás” Algumas reflexões em torno da
Redução da maior idade penal. Serviço Social e Sociedade. São Paulo. n. 131, p. 51-74, jan/abr. 2018.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 15, n. 2, p.143-153. Jun-Dez 2016.
VOLPI, M. O adolescente e o Ato Infracional. 10ª. Ed. São Paulo: Cortez. 2015.