O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR SUPERVISOR COM BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Abstract
A temática que transpassa este artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão orientadora da investigação é a seguinte: quais as possíveis contribuições para a formação inicial de educadores matemáticos que podem ser inventariadas a partir do trabalho colaborativo com os professores de matemática da escola? A perspectiva metodológica se aproxima das pesquisas de natureza qualitativa por meio de aspectos colaborativos corroborados por procedimentos de leituras, fichamentos de textos e cadernos de campo. Dentre os resultados, destaca-se o trabalho de coformação de professores da área de matemática que atuaram de forma colaborativa com um grupo de bolsistas de iniciação à docência no planejamento e desenvolvimento de ações e projetos.
Downloads
References
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). EDITAL Nº 7/2018. Brasília, 2018. Disponível em
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, 2018. Disponível em:
PPP – 2018. Centro de Atendimento a Criança Girassol de Tempo Integral Jorge Humberto Camargo. Projeto Político Pedagógico. Araguaína, 2018.
PA – 2018. Centro de Atendimento a Criança Girassol de Tempo Integral Jorge Humberto Camargo. Plano de Ação. Araguaína, 2018.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT. Mariana: [s.n], 2011. Mimeo. Disponível em:
GAVA, F.G.; ROCHA, M.T.L.G.; GARCIA, V. Pesquisa colaborativa em educação. Ensaios Pedagógicos. vol.2, n.1, jan./abr. 2018, p.73-80. Disponível em: < http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/61/90>. Acessado em: 12 nov. 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.