O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR SUPERVISOR COM BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Abstract

A temática que transpassa este artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão orientadora da investigação é a seguinte: quais as possíveis contribuições para a formação inicial de educadores matemáticos que podem ser inventariadas a partir do trabalho colaborativo com os professores de matemática da escola?  A perspectiva metodológica se aproxima das pesquisas de natureza qualitativa por meio de aspectos colaborativos corroborados por procedimentos de leituras, fichamentos de textos e cadernos de campo. Dentre os resultados, destaca-se o trabalho de coformação de professores da área de matemática que atuaram de forma colaborativa com um grupo de bolsistas de iniciação à docência no planejamento e desenvolvimento de ações e projetos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eloene Sousa Pires Vieira, CACGTI Jorge Humberto Camargo

Graduada em Matemática. CACGTI Jorge Humberto Camargo. 

Sinval de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

References

BOGDAN, Roberto C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). EDITAL Nº 7/2018. Brasília, 2018. Disponível em . Acessado em: 24 jun. 2018.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília, 2018. Disponível em: . Acessado em: 26 ago. 2019.
PPP – 2018. Centro de Atendimento a Criança Girassol de Tempo Integral Jorge Humberto Camargo. Projeto Político Pedagógico. Araguaína, 2018.
PA – 2018. Centro de Atendimento a Criança Girassol de Tempo Integral Jorge Humberto Camargo. Plano de Ação. Araguaína, 2018.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial, resumo científico, relatório, projeto de pesquisa, normas da ABNT. Mariana: [s.n], 2011. Mimeo. Disponível em: . Acessado em: 10 mar. 2018.
GAVA, F.G.; ROCHA, M.T.L.G.; GARCIA, V. Pesquisa colaborativa em educação. Ensaios Pedagógicos. vol.2, n.1, jan./abr. 2018, p.73-80. Disponível em: < http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/61/90>. Acessado em: 12 nov. 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Published
2021-03-31
How to Cite
Sousa Pires Vieira, E., & de Oliveira, S. (2021). O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR SUPERVISOR COM BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Revista Extensão, 4(4), 115-122. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4205
Section
Artigos