CUIDANDO DE QUEM CUIDA: EXPERIÊNCIA EM SAÚDE MENTAL COM MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS
Resumen
Este relato de experiência apresenta a implementação de um projeto de extensão curricular voltado para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvido por acadêmicos do curso de Medicina de Palmas/TO. O objetivo foi oferecer um espaço de acolhimento, promovendo bem-estar, descontração e troca de experiências, ressaltando a importância do autocuidado para essas mães. A metodologia envolveu revisão teórica, visitas à instituição e validação participativa por meio de rodas de conversa e oficinas recreativas com as mães atendidas. Os resultados evidenciaram a sobrecarga emocional, física e social vivenciada por essas mulheres, destacando lacunas no autocuidado e no acesso a apoio psicológico. As rodas de conversa revelaram a relevância da escuta e do suporte social como fatores de proteção frente ao sofrimento. O projeto demonstra a necessidade de políticas públicas inclusivas e reafirma o papel transformador da extensão universitária na promoção da saúde mental e da cidadania.
Descargas
Citas
ESTES, Annette et al. Parenting stress and psychological functioning among mothers of preschool children with autism and developmental delay. Autism: the international journal of research and practice, v. 13, n. 4, p. 375–387, 2009.
HODGETTS, S. et al. The impact of autism services on mothers’ psychological wellbeing. Child: care, health and development, v. 43, n. 1, p. 18–30, 2017.
HORAN, Madeline R.; LATENDRESSE, Shawn J.; LIMBERS, Christine A. Mental health in mothers of autistic children with a medical home: The potentially mechanistic roles of coping and social support. Journal of autism and developmental disorders, v. 54, n. 7, p. 2682–2692, 2024.
KULASINGHE, Kavindri et al. Psychological interventions targeting mental health and the mother-child relationship in autism: Systematic review and meta-analysis. Developmental medicine and child neurology, v. 65, n. 3, p. 329–345, 2023.
SARWAR, Farhan et al. Psychological capital, social support and wellbeing in mothers of children with autism spectrum disorder. SAGE open, v. 12, n. 3, p. 215824402211217, 2022.
WEISS, Jonathan A. et al. The impact of child problem behaviors of children with ASD on parent mental health: the mediating role of acceptance and empowerment. Autism: the international journal of research and practice, v. 16, n. 3, p. 261–274, 2012.
DOS SANTOS, Sara Pereira et al. Cuidar de quem cuida: um olhar para as mulheres mães de pessoas com TEA. Caderno Impacto em Extensão, v. 5, n. 2, 2024.
GADELHA, Geraldo Gilberto Raikkoner Silva et al. Transtorno do Espectro Autista (TEA): repercussões do diagnóstico na saúde mental dos pais. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 7, n. 4, p. 569-578, 2025.
GOODMAN, Samantha H. et al. Predictors of maternal depression in mothers of children with ASD. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 53, p. 1157–1170, 2023.
KULASINGHE, Minal et al. Maternal psychological support and child outcomes in autism: A randomized intervention study. Autism Research, v. 16, p. 512–523, 2023.
LIMA, Patrícia et al. A formação do estudante de medicina e o compromisso com a transformação social. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 2, p. 258–264, 2017.
MATIAS, Marta Melo; EUGENIO, Aline Aparecida Perce. Acolhendo o cuidador: a importância da saúde mental da mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Revista Científica Educ@ ção, v. 10, n. 16, 2025.
WEITLAUF, Amy S. et al. Understanding the wellbeing of caregivers of children with ASD. Autism, v. 20, n. 2, p. 163–174, 2016.
ZHENG, Fang et al. The role of social support in psychological wellbeing of mothers caring for children with autism. Children and Youth Services Review, v. 132, 2022.
