ENSINO EM SAÚDE PARA IDOSO DA COMUNIDADE: AÇÕES RECREATIVAS PARA MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS

  • Leticia Falchi UEMS
  • Marcia Regina Martins Alvarenga

Abstract

A Universidade Aberta da Melhor Idade é um projeto de extensão, desde 2014 que promove ações educativas voltadas para o envelhecimento saudável, qualidade de vida, cidadania, cultura e lazer de pessoas com mais de 55 anos. Objetivo: descrever as atividades lúdicas realizadas para desenvolver o potencial cognitivo e motor fino de pessoas idosas. Metodologia: as atividades lúdicas ocorreram uma vez por mês, no ano de 2024, no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e foram denominadas como o “Dia do Desafio”. As ações educativas seguem os princípios da Educação Gerontológica. Neste ano, foram realizados oito dias de desafio, sendo quatro por semestre. Resultados: 15 idosos participaram, maioria mulheres, com diferentes níveis de escolaridade e idades entre 62 e 88 anos. Seis atividades realizadas: desafio matemático com tabuleiro hexagonal; encaixe de recortes coloridos em matriz quadriculada; percorrer arcos numerados seguindo sequências; encaixe de peças geométricas; reorganização de tampas coloridas; e jogo da velha adaptado. Considerações finais: a diversidade metodológica permitiu abordagem interdisciplinar, contemplando aspectos pedagógicos, psicológicos e sociais. O uso de atividades lúdicas é essencial para um envelhecimento ativo e saudável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcia Regina Martins Alvarenga

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Don Domenico, mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciências da Saúde (Enfermagem) pela Escola de Enfermagem da USP. Docente Sênior e Permanente da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) - Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, assistência de enfermagem, capacidade funcional e educação em saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso - GPENSI da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde (GEPES) da UEMS.

Published
2025-11-05
How to Cite
Falchi, L., & Regina Martins Alvarenga , M. (2025). ENSINO EM SAÚDE PARA IDOSO DA COMUNIDADE: AÇÕES RECREATIVAS PARA MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS. Revista Extensão, 9(8), 110-118. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10799