TESTAGEM RÁPIDA DE SÍFILIS, HIV E HEPATITES VIRAIS NA EXPOAGRA PELOS ALUNOS DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Teste Rápido.

Resumo

Resumo: As Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) representam um sério desafio para a saúde pública, dada sua extensão, dispersão geográfica e obstáculos ao tratamento eficaz. Elas são predominantemente transmitidas através de relações sexuais desprotegidas. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos da saúde na testagem rápida (TR) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) na 7ª Expoagra de Augustinópolis-TO, como uma estratégia de aprimoramento do rastreio, eventual, diagnóstico precoce e acompanhamento de indivíduos com ISTs. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, resultante das ações extensionistas da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LISC - UNITINS). O grupo utilizou a estratégia da testagem rápida como ferramenta de diagnóstico e prevenção das ISTs, em um evento regional nos dias 05 e 06 de outubro de 2023, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis - TO. Resultados: A participação da LISC contribuiu para a prevenção e promoção da saúde e contou com uma equipe de profissionais capacitados para realizar os testes, também foram entregues folders informativos sobre as IST´s. Considerações Finais: Por fim, a extensão universitária gerou uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de um pensamento crítico, através de vivências significativas com a comunidade local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Kezia Lopes da Silva, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Ellen Mendes Azevedo, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Larissa Sousa da Silva, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Maria Elisa Andrade Bonatto, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Rebecca Pepe Ribeiro Bacellar Goes, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Lunalva Aurelio Pedroso Sallet , Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Docente do curso de Medicina na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Referências

DO CARMO, Bianca Alessandra Gomes, et al. Educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis para universitários de Enfermagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S. l.], v. 33, 2020. DOI: 10.5020/18061230.2020.10285. Disponível em: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/10285. Acesso em: 12 mar. 2024.

FERREIRA, Mara Gabriela Brasileiro de Lucena, et al. Abordagem de organização facilitada para otimização de testes rápidos de detecção de infecções sexualmente transmissíveis: um relato de experiência. Rev. APS. 2022; 25(Supl 1): 190 -7. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/35071/24424. Acessado em 27 de marco de 2024

MARTINS, Elizabeth Rose Costa, et al. Vulnerabilidade de homens jovens e suas necessidades de saúde. Escola Anna Nery, v.24, n .1, 2020.

Ministério da Saúde (BR) - Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico. HIV AIDS 2023. Disponivel em http://www2.aids.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2024.

Ministério da Saúde (BR). Testes rápidos no SUS permitem diagnósticos em até 30 minutos. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/10/testes-rapidos-no-sus-permitem-diagnosticos-em-ate-30-minutos. Acesso em: 12 mar. 2024.

RICARDO, Keyla Cecília; NORO, Luiz Roberto Augusto (Orient.). Ação de controle e avaliação no processo de descentralização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C para Unidades Básicas de Saúde. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose - Educação a Distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SARTI, T. D. et. al. Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020166, 2020.

SILVA JB, et. al. Educação em saúde sobre autocuidado íntimo e IST’s para mulheres em situação de vulnerabilidade. REDCPS. 2021;1;5.

SILVA, et. al. Refletindo sobre a abordagem às infecções sexualmente transmissíveis: relato de experiência. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 3, p. 6057-6065 mai./jun. 2020.

Publicado
2025-05-16
Como Citar
Lopes da Silva, A. K., Mendes Azevedo, E., Sousa da Silva, L., Andrade Bonatto, M. E., Pepe Ribeiro Bacellar Goes, R., & Aurelio Pedroso Sallet , L. (2025). TESTAGEM RÁPIDA DE SÍFILIS, HIV E HEPATITES VIRAIS NA EXPOAGRA PELOS ALUNOS DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão, 9(3), 91-97. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9623
Seção
Relatos de Experiência