RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AÇÃO ESCREVENDO DIREITO: VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resumo
O presente relato de experiência tem por propósito mostrar a outros discentes e, até mesmo para a própria comunidade, a força e a importância da extensão universitária na construção da cidadania e da educação em direitos humanos. Essa obra é fruto de seis oficinas realizadas pelos acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, através da ação extensionista Escrevendo Direito, a qual é vinculada ao projeto de extensão Justiça para Todos II, da mesma universidade. A parceria se deu com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional-TO, por meio de um trabalho interno chamado Raio-X do ENEM. Importante salientar que, em razão dos óbices causados pela pandemia do Covid-19, cada oficina fora realizada no formato de webinário, pela plataforma Google-Meet, com os links cedidos pela própria escola parceira. Ademais, as oficinas foram voltadas para os alunos das 2ª e 3ª séries da referida instituição, visto que esses já se encontram nos anos finais do Ensino Médio, e estão próximos de realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde precisam colocar em prática o senso de Justiça-social, o respeito à pluralidade cultural e a diversidade e, sobretudo, os direitos humanos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 out. 2021.
BUTTERMAN, Steven. Invisibilidade Vigilante. Editora Inversos. 1ª Ed. 2012.
GOMES, Irene; MARLI, Mônica. IBGE Mostra as Cores da Desigualdade. Revista Retratos, 2018.
MANDELA, Nelson. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.
MELLO, Hamanda Thayres Oliveira Mendes De. A MARGINALIZAÇÃO DA MULHER NEGRA: FRUTO DE UMA ABOLIÇÃO INCONCLUSA. Dissertação. Graduação em Direito: Universidade Federal Fluminense, 2019.
MEIRELES, Carla. Direito à moradia. Disponível em:
< https://www.politize.com.br/direito-a-moradia/> Acesso em: 10 de jun. 2021.
PAJOLLA, Murillo. Afinal, o Brasil está ou não no Mapa da Fome da ONU? Brasil de Fato. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu
MIRANDA, Liliane de Jesus Nascimento. SCHIER, Dirlei Afonso. A influência do ensino de História na educação infantil e formação do aluno. Educação em Foco, Edição nº 08, 2016.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 01 out. 2021.
SASSE, Cíntia. Recordista em Desigualdade: país estuda alternativas para ajudar os mais pobres. Agência Senado. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres
SILVA, C. F.; ARANTES, A.R. O Acesso à Internet elegido à Categoria de Direito Fundamental. (Dissertação) PUC-MG.