PROMOVENDO SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL A PARTIR DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Leonardo Negreiros Monteiro Unitins
  • Joelson de Araújo Delfino
Palavras-chave: Qualidade de vida. Horta. Alimentos saudável.

Resumo

Nos últimos tempos a agricultura urbana vem sendo considerada como uma proposta eficaz para tentar erradicar inúmeras questões relacionadas a falta de uma alimentação nutricional, principalmente para populações carentes ou menos assistidas pelos programas assistenciais oferecidos pelo poder público. Diante deste problema nacional, e porque não dizer mundial, o projeto “Promovendo saúde e bem-estar social a partir de uma alimentação saudável” foi desenvolvido no Lar para Idosos Tia Angelina, no município de Porto Nacional, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos idosos que residem no local, por meio de uma alimentação saudável, a partir da implantação de uma horta, proporcionando a integração dos conhecimentos de várias áreas da agronomia e permitindo aos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da UNITINS, a possibilidade de desenvolver competências que permitissem compreenderem a importância de uma alimentação de qualidade. Contribuindo para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis para os moradores do Lar para idosos Tia Angelina, a partir de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e promotores de assimilação de outros nutrientes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Negreiros Monteiro, Unitins

Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Joelson de Araújo Delfino

Professor do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Referências

ABÍLIO, F.J. P.; FLORENTINO, H. S. Percepção e atividades integradoras de educação ambiental com educandos do ensino médio de Soledade-PB. João Pessoa: UFPB, 2008.
BIAZOTI, A. R Compreensões de conceitos de cálculo diferencial no primeiro ano de matemática: uma abordagem integrando oralidade, escrita e informática. (Dissertação de mestrado em Ciências) Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Centro de Energia Nuclear na Agricultura, USP, Piracicaba, SP, 2020.
CRIBB, S.L.de S.P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 42-60 Abril 2010.
COSTA, C.A.G., SOUZA, J.T.A., PEREIRA, D.D. HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CARIRI PARAIBANO. Revista POLÊMICA. Rio de Janeiro, v.15, n.3, 2015.
Governo Estadual do Tocantins Determina ação preventiva para o enfrentamento do COVID-19 – novo Coronavírus, Tocantins, Decreto n° 6.065, de 13 de março de 2020
Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/498916/

LOUZEIRO, M.S., MUCCI, J.L.N. A Educação Ambiental em uma escola da rede estadual de ensino no município de Santo André: análise situacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 14, p. 132-151, 2004
LOZANO, M.S.; MUCCI, J.L.N. A Educação Ambiental em uma escola da rede estadual de ensino no município de Santo André: análise situacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 14, p. 132-151, 2005
Publicado
2021-06-16
Seção
Relatos de Experiência