CUIDANDO DO CUIDADOR

  • Maria Iza Demes Gonçalves Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Janayna Araújo Viana Universidade Estadual do Tocantins - Unitins https://orcid.org/0000-0002-8855-5056
  • Fabianna Gomes de Sousa Profissional de educação física do município de Augustinópolis – TO
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Atividade Física. Educação em Saúde.

Resumo

A intensificação laboral tem levado um contexto de adoecimento dos trabalhadores e as instituições a buscar estratégias de apoio e cuidado aos profissionais. Este relato de experiência  foi realizado com base no projeto de extensão “Cuidando do Cuidador”, vinculado ao curso de enfermagem da Unitins e contando com a parceria de um profissional de educação física da comunidade externa”. As atividades ocorreram três vezes na semana nos períodos matutino e vespertino. Foram desenvolvidas atividades de Ginasticas laboral e outras Ações em Saúde temáticas: Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul; Dezembro Vermelho e Rodas de Conversa.  A introdução da ginástica laboral passou a ser comum nos ambientes de trabalho, como iniciativa de prevenção proposta pelos profissionais da saúde. Observou-se uma melhora na flexibilidade dos participantes na hora dos exercícios, maior disposição para o trabalho ao longo do dia e semana, melhoras no humor e nos relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, diminuição do sedentarismo e melhora na qualidade de vida em geral. A adoção de hábitos saudáveis por meio da ginástica laboral contribuiu positivamente na qualidade de vida do trabalhador, uma vez que consistiu na realização de atividades físicas, orientação em e praticadas laborais direcionadas no ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Iza Demes Gonçalves, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Janayna Araújo Viana, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestre. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. 

Fabianna Gomes de Sousa, Profissional de educação física do município de Augustinópolis – TO

Especialista. Profissional de educação física do município de Augustinópolis – TO. 

Referências

ANDRADE, Polyanna Peres; VEIGA, Heila Magali da Silva. Avaliação dos trabalhadores acerca de um programa de qualidade de vida no trabalho: validação de escala e análise qualitativa. Psicologia: Ciência e profissão, v. 32, n. 2, p. 304-319, 2012.

CARVALHO, Jackeline Portela Fontenele. Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2019. Tese de Doutorado.

DE MENDOÇA, Patricia Soares; MACHADO, Laís Rubert. A Qualidade de Vida no Trabalho Promovida pela Ginastica Laboral.

DE LIMA, Valquíria. Ginástica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. Phorte Editora, 2018.

FERRARI, Maria Dolores. Qualidade de vida no ambiente de trabalho: UTFPR-Curitiba e o desenvolvimento de pessoas. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

FERREIRA, R.R.; FERREIRA, M.C.; ANTLOGA, C.S.& BERGAMASCHI, V. Concepção e implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no setor púbico: O papel estratégico dos gestores. Rev. de Adm, v.44 n.2, 147- 157, 2009.

OLIVEIRA, Deyse Cardoso; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães; DOS SANTOS SANTIAGO, Jênifa Cavalcante. Ações de Cuidado de Enfermagem à Saúde do Trabalhador: Revisão Integrativa. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 8, n. 4, 2014.

OLINISKI, Samanta Reikdal; LACERDA, Maria Ribeiro. Cuidando do cuidador no ambiente de trabalho: uma proposta de ação. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 1, p. 100-104, 2006.

SANTOS, Roger Carlos Ferreira Alves et al. Reflexões sobre a educação do corpo no e pelo trabalho: a ginástica laboral em questão. 2008.
Publicado
2021-06-16
Seção
Relatos de Experiência