CONTE-ME MAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Experiências. Leitura. Letramento literário.

Resumo

Neste relato pretendemos compartilhar as experiências do projeto de extensão “Conte-me mais: práticas de letramento literário no ensino fundamental”, voltado para as práticas desenvolvidas com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Araguatins. O objetivo do projeto foi ao encontro da necessidade de implementação de um trabalho direcionado à formação de leitores de textos literários infantis, buscando otimizar as competências de leitura e interpretação. Este trabalho é resultante de uma pesquisa-ação e explora os dados qualitativos provenientes das oficinas realizadas no projeto. Quanto às experiências, foram pautadas no incentivo à democratização da leitura literária, interpretação e compreensão das obras de literatura infantil. Os resultados alcançados evidenciaram a necessidade de um trabalho mais direcionado para a formação do leitor, pautado na introdução de práticas de leitura envolvendo o lúdico entre os participantes, que mesmo com um significativo desinteresse inicial, passaram a ter mais motivação no decorrer das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lohanna da Silva Azevedo, Universidade Estadual do Tocantins

Acadêmica do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Elem Kássia Gomes, Universidade Estadual do Tocantins

Professora do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Referências

AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira. Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 2004.
Publicado
2021-06-16
Como Citar
da Silva Azevedo, L., & Kássia Gomes, E. (2021). CONTE-ME MAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Extensão, 5(1), 22-26. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5207
Seção
Relatos de Experiência