PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS QUILOMBOLAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavras-chave: Leitura. Histórias. Quilombolas. Ensino Fundamental I.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de formação docente inicial em um projeto de extensão intitulado proposta pedagógica de leitura e contação de histórias quilombolas no ensino fundamental I”. Projeto vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS, campus de Araguatins, que contribui na formação complementar da aluna-estagiária por meio da realização de oficinas de artes, leitura, contação de história e elaboração de material pedagógico, cooperando, para a formação inicial docente em sua atuação futura. É um estudo descritivo, cuja base metodológica utilizada inclui a pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos em periódicos na área de educação, interdisciplinar, proporcionando interlocução por meio das teorias estudadas na Universidade e a prática pedagógica da sala de aula, corroborando para o letramento. A proposta também inclui a pesquisa de campo, realizada mediante instrumento de pesquisa contendo questionários e entrevistas no intuito de mapear o quantitativo das escolas que atendem alunos quilombolas do ensino fundamental I. Com a finalização das oficinas é possível perceber através de discussões e questionário de avaliação, a compreensão da discente sobre a importância da leitura e contação de histórias na primeira fase do Ensino Fundamental, considerando as questões da diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Moreira da Silva, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Acadêmica do Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Simara de Sousa Muniz, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Mestre e doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT (2017). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Referências

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 13.out.2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 13.out.2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 13.out.2020.

FLORES, Kátia Maia; SILVA, João Gonçalo Mendes da. Quilombos: a formação de territórios tradicionais no Tocantins. In: Populações tradicionais do Tocantins: culturas e saberes de comunidades quilombolas. ANDRADE, Karylleila; FLORES, Kátia Maia; BODNAR, Roseli. (Org.). Palmas/Tocantins: UFT, 2013.

KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989.

LOPES, Rita de Cássia Domingues. Relatório antropológico de reconhecimento e delimitação do território da comunidade quilombola ilha São Vicente. Araguatins: 2014.

MORAIS, Lerkiane Miranda de; VELANGA Carmen Tereza. DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar. ISSN 0000-000 ON LINE 299 Ano 1, Vol. I, Número 1, Jul-Dez, 2017, p. 299-321. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/4744-Texto%20do%20artigo-12970-1-10-20180814.pdf. Acesso em: 02.nov.2020.

MOURA, Gloria. Estórias Quilombolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010. (Coleção caminho das pedras; v. 3. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pdf.Acesso em: 05.out.2020.

SILVA, M.C; MARTINS, M.R. Experiências de leitura no contexto escolar. In: PAIVA, A; MACIEL, F.; COSSON, R. (Coordes). Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V. 20.

Publicado
2021-06-16
Seção
Relatos de Experiência