A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Palavras-chave: Adolescente. Sujeito de direito. Redução da maioridade penal. Socioeducativo.

Resumo

O objetivo é relatar a vivência no projeto de extensão que fomentou a discussão do adolescente como sujeito de direito e as consequências de uma possível redução da maioridade penal na sociedade atual. O projeto foi composto por acadêmicos do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins -UNITINS e realizado com alunos da Rede ensino Público – Cem Castro Alves Palmas TO. As atividades foram desenvolvidas em duas fases, com atividades de estudos na própria universidade e práticas na escola pública.  No cenário de prática em contato com alunos/adolescentes da rede pública de ensino, apreendeu-se as particularidades dessa fase e os desafios de promover desconstruções sobre a autonomia dos adolescentes enquanto sujeito de direitos e não apenas de deveres e obrigações. Com as atividades e estudos, é premente que esse debate transpasse o âmbito escolar para ampliar o olhar sobre os adolescentes em processo formativo, sobre os sujeitos de direito e a proteção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Viana da Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Acadêmica do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Érica Pollyana Oliveira Nunes, Unitins

Mestra em Serviço Social PUC-GO, Especialista em residência Saúde da Família e comunidade. Professora do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. 

Referências

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1990.

BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (SINASE). Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2012.

FAVÉRO, E. Serviço Social no Sociojurídico: Requisições Conservadoras e resistência na defesa dos direitos. Serviço Social e Sociedade. São Paulo. n. 131, p. 29-50, jan/abr. 2018.

OLIVEIRA, B. C. S. “Nenhum passo atrás” Algumas reflexões em torno da

Redução da maior idade penal. Serviço Social e Sociedade. São Paulo. n. 131, p. 51-74, jan/abr. 2018.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 15, n. 2, p.143-153. Jun-Dez 2016.

VOLPI, M. O adolescente e o Ato Infracional. 10ª. Ed. São Paulo: Cortez. 2015.

Publicado
2021-06-16
Seção
Relatos de Experiência