DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Línguas. Interdisciplinaridade. Formação de Professores. Sequências Didáticas.

Resumo

O trabalho relata a experiência de um grupo de acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A instituição possui histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas, o que facilitou a interdisciplinaridade, promovendo envolvimento de vários profissionais da escola. Partindo dos documentos reguladores do ensino básico no Brasil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2017) realizaram-se trabalhos com gênero discursivos através de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com aporte da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2020; ROJO, 2012).  O projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, ao promover a prática à docência para a qualificação profissional dos futuros professores ao desafiá-los a aplicar teorias e desenvolver estratégias para o ensino da língua precocemente. Os resultados evidenciam que o PIBID permite aos licenciandos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades aplicadas, nas reflexões sobre a importância da língua, nas leituras e no uso de competências e habilidades para estimular as competências leitora e escritora dos alunos da escola básica partindo da oralidade e de seu conhecimento prévio. 

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subnúcleo Letras-Linguagens UFT – Porto Nacional. 

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020.

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
da Silva Nascimento, T., & Carvalho Capuchinho, A. (2020). DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE LETRAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM PORTO NACIONAL-TO. Revista Extensão, 4(3), 154-161. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4131
Seção
Artigos