PROJETO ESCOLA NA UNIVERSIDADE
Resumo
Esse trabalho apresenta um relato do projeto "Escola na Universidade", cujo objetivo é promover a interação escola-academia. A iniciativa busca aproximar a teoria acadêmica da prática pedagógica, oferecendo atividades que promovem o desenvolvimento educacional e social dos participantes. A metodologia abrange a descrição das ações realizadas, os resultados alcançados e as reflexões sobre o impacto do projeto. O projeto demonstrou significativa contribuição para a formação dos alunos e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade.
Downloads
Referências
DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017.
ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Pandemia faz 52% dos jovens adiarem sonho da faculdade. Disponível em: https://www.abmes.org.br/noticias/detalhe/4239/pandemia-faz-52-dos-jovens-adiarem-sonho-dafaculdade. Acesso em: 01 mar. 2024.
CARVALHO, Helene Santos; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. A evasão escolar no ensino médio: Análise de uma realidade. Educação Por Escrito, v. 13, n. 1, p. e40630-e40630, 2022.
MEC - Ministério da Educação. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32044-censo-da-educacao-superior Acesso em: 01 mar. 2024.
CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.
PINHO, Ana Paula Moreno; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica. Revista de Psicologia, v. 7, n. 1, p. 51-64, 2016.
SILVA, Debora Bernardo da et al. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, n. 02, p. 248-259, 2022.
WAGNER, Katia Jakovljevic Pudla; MARTINS FILHO, Lourival José. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e028, 2022.