PROJETO ESCOLA NA UNIVERSIDADE

Palavras-chave: Educação; Extensão;Universidade; Comunidade.

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato do projeto "Escola na Universidade", cujo objetivo é  promover a interação escola-academia. A iniciativa busca aproximar a teoria acadêmica da prática pedagógica, oferecendo atividades que promovem o desenvolvimento educacional e social dos participantes. A metodologia abrange a descrição das ações realizadas, os resultados alcançados e as reflexões sobre o impacto do projeto. O projeto demonstrou significativa contribuição para a formação dos alunos e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Lira Soares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda em Engenharia Química e Pesquisadora na UTFPR.

Janaina Piana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Apucarana. Possui doutorado em Administração (Gestão da Inovação) pela Fundação Getulio Vargas -FGV/EBAPE, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

Marcia Cristina Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Associada II do Curso de Engenharia Civil da UTFPR. Doutora em Engenharia de Produção pela UNIMEP/SP. Mestre em Administração pela Universidade Mackenzie/SP. Graduada em Administração pela ESAN/SP.

Halison Correia Golias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorado pelo Programa de Biologia Comparada (UEM). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Apucarana (UTFPR) e professor orientador do programa de pós graduação em Biotecnologia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá.

Franciely Velozo Aragão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campo Mourão (2011). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019). Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2014). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Ponta Grossa (2020).

Daiane Maria De Genaro Chiroli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Engenharia de Produção -Confecção Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialista em Engenharia de Produção com ênfase em Logística pela Faculdade Paranaense - FACCAR (2006). Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.É docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Apucarana.

Fernanda Cavicchioli Zola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Paraná (2008), especialização em Six Sigma Black Belt pela The University of Akron (2011), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2013), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa (2020). Atualmente é professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017.
ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Pandemia faz 52% dos jovens adiarem sonho da faculdade. Disponível em: https://www.abmes.org.br/noticias/detalhe/4239/pandemia-faz-52-dos-jovens-adiarem-sonho-dafaculdade. Acesso em: 01 mar. 2024.

CARVALHO, Helene Santos; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. A evasão escolar no ensino médio: Análise de uma realidade. Educação Por Escrito, v. 13, n. 1, p. e40630-e40630, 2022.

MEC - Ministério da Educação. Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32044-censo-da-educacao-superior Acesso em: 01 mar. 2024.

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Reunião anual da ANPED, v. 27, p. 1-16, 2004.

PINHO, Ana Paula Moreno; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica. Revista de Psicologia, v. 7, n. 1, p. 51-64, 2016.

SILVA, Debora Bernardo da et al. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, n. 02, p. 248-259, 2022.

WAGNER, Katia Jakovljevic Pudla; MARTINS FILHO, Lourival José. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e028, 2022.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
Lira Soares, A. L., Piana, J., Alves, M. C., Correia Golias, H., Velozo Aragão, F., De Genaro Chiroli, D. M., & Cavicchioli Zola, F. (2025). PROJETO ESCOLA NA UNIVERSIDADE. Revista Extensão, 9(2), 26-35. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10227