um PRODUTIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR: MODELO METODOLÓGICO BASEADO EM SÉRIE DE ÍNDICES BIOFÍSICOS DE VEGETAÇÃO
Resumen
A cana-de-açúcar representa uma expressiva área de cultivo comercial no Brasil, sendo a predição de rendimento fundamental para orientar tomadas de decisões e antecipar cenários no âmbito da produção agrícola. O estudo teve como objetivo avaliar o agro-modelo de regressão linear múltipla como ferramenta para estimar a produtividade da cana-de-açúcar utilizando como variáveis independentes dados biofísicos de vegetação (fração da Radiação Fotossinteticamente Ativa Absorvida - fAPAR e Índice de Área Foliar - IAF) e como variável dependente o rendimento (tonelada de colmos por hectare - TCH). O modelo de regressão linear múltipla foi avaliado na Usina Energética Serranópolis-Goiás na safra 2020, sobre 3.011,57 hectares, representado por 125 talhões comerciais de cana-de-açúcar em cultivo de sequeiro (cultivares RB867515, CTC17 e CVSP7870) e status de cortes variando entre 1º ao 13º. O agro-modelo resultante da modelagem (𝒴 = 1,137𝒳1 + 29,806𝒳2 – 113,098) integrou as variáveis IAF, fAPAR e TCH obtendo Coeficiente de determinação ajustado (R² = 0,912) e Raiz quadrada do erro médio (RMSE = 5,649), garantindo a eficácia das variáveis independentes como parâmetros de modelagem para predição de rendimento de colmos.
Derechos de autor 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.