A EFICIÊNCIA DO USO DE FÓSFORO PODE SER MELHORADA COM O USO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS? UMA REVISÃO
Resumen
Nos solos agrícolas do Brasil, a eficiência de adubação fosfatada é muito baixa (<30%) devido a reações de precipitação, adsorção e adsorção específica que ocorre com P no solo, o que limita sua biodisponibilidade. Desta forma, altas doses de fertilizantes fosfatados minerais (recurso finito e importado) precisam ser aplicadas anualmente para atingir os níveis críticos de P, com a finalidade de manter ou intensificar os rendimentos agrícolas. As substâncias húmicas (SHs) podem alterar a cinética de dissolução dos fertilizantes, alterar a adsorção de P e bioestimular a absorção de P pelas plantas. Porém, atualmente poucos estudos abordam o impacto das SHs na dinâmica de P do solo-planta. Esta revisão apresenta ampla visão sobre os avanços recentes relacionados aos adubos fosfatados e SHs. Será apresentado os mecanismos que SHs interferem na cinética de P no solo, e os efeitos das SHs bioestimulação que favorecem a absorção de P pelas plantas.

Derechos de autor 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.