MISTURAS DE FONTES DE FÓSFORO DE DIFERENTES SOLUBILIDADES E A EFICIÊNCIA DE USO PELO MILHO EM CULTIVO CONSORCIADO COM LEGUMINOSAS
Resumo
Solos tropicais possuem características químicas que promovem a fixação do elemento P, fazendo com que os fertilizantes fosfatados nestes solos tenham baixa eficiência. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da adubação fosfatada na cultura do milho em diferentes sistemas de cultivo, diferentes fontes de P e mistura entre essas fontes. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. As parcelas foram formadas por três tratamentos (sistema de cultivo de milho): milho solteiro, milho consorciado com Crotalaria juncea (Crotalaria juncea) e milho consorciado com guandu (Cajanus cajan). As subparcelas formadas por cinco tratamentos: por duas fontes de P e três misturas entre elas. O consórcio com as espécies de guandu e crotalária reduziu a produtividade independente da fonte ou mistura de fontes utilizadas. No cultivo consorciado, há maior aproveitamento do fertilizante aplicado, o que significa que o cultivo consorciado pode ser uma ferramenta para melhorar os níveis de utilização de P na agricultura brasileira.
Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.