LANDFILL LEACHATE THREATENS TROPICAL FISH IN THE CENTRAL AMAZON
Resumo
Um dos principais problemas relacionados à operação de aterros sanitários é a formação de chorume, um
líquido resultante da decomposição de matéria orgânica. O chorume gerado representa uma ameaça
significativa ao ambiente aquático onde é descartado. Esse problema não se limita à fase ativa do aterro, pois
a produção de chorume ainda pode ser observada mesmo muitos anos após o fechamento do aterro. O presente estudo avaliou a composição da comunidade de peixes, bem como as concentrações de metais na água e nos tecidos dos peixes, em um pequeno riacho que recebeu chorume de um aterro sanitário na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. O pequeno riacho começa dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma importante região de conservação natural e área para estudos ambientais na Amazônia. As concentrações de metais pesados no chorume, e nos tecidos dos peixes, não ultrapassaram os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005. No entanto, mudanças nos parâmetros de qualidade da água, como pH (6.42 ± 0.72), níveis de oxigênio dissolvido (0.3 a 5.02 mgO2/L) e condutividade elétrica foram afetados, tanto nas estações chuvosa quanto na seca. Seis espécies de peixes foram registradas na área impactada pelo chorume, enquanto 19 espécies foram encontradas em uma área não impactada. Dessa forma, a composição da comunidade de peixes foi bastante afetada pelo chorume do aterro sanitário. Além disso, a área de estudo tem sido um local para o surgimento de espécies invasoras.

Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.