LANDFILL LEACHATE THREATENS TROPICAL FISH IN THE CENTRAL AMAZON

Palavras-chave: biodiversidade, poluição em rios de água doce, comunidade de peixes, poluição urbana

Resumo

Um dos principais problemas relacionados à operação de aterros sanitários é a formação de chorume, um
líquido resultante da decomposição de matéria orgânica. O chorume gerado representa uma ameaça
significativa ao ambiente aquático onde é descartado. Esse problema não se limita à fase ativa do aterro, pois
a produção de chorume ainda pode ser observada mesmo muitos anos após o fechamento do aterro. O presente estudo avaliou a composição da comunidade de peixes, bem como as concentrações de metais na água e nos tecidos dos peixes, em um pequeno riacho que recebeu chorume de um aterro sanitário na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. O pequeno riacho começa dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma importante região de conservação natural e área para estudos ambientais na Amazônia. As concentrações de metais pesados no chorume, e nos tecidos dos peixes, não ultrapassaram os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005. No entanto, mudanças nos parâmetros de qualidade da água, como pH (6.42 ± 0.72), níveis de oxigênio dissolvido (0.3 a 5.02 mgO2/L) e condutividade elétrica foram afetados, tanto nas estações chuvosa quanto na seca. Seis espécies de peixes foram registradas na área impactada pelo chorume, enquanto 19 espécies foram encontradas em uma área não impactada. Dessa forma, a composição da comunidade de peixes foi bastante afetada pelo chorume do aterro sanitário. Além disso, a área de estudo tem sido um local para o surgimento de espécies invasoras.

Biografia do Autor

Rubens Honda, UNITINS/Professor

Possui graduação em Biologia Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2006). Foi professor adjunto do Centro Universitário Nilton Lins (2005-2011) e Coordenador do Mestrado/Doutorado do curso de Biologia Urbana (2008-2010). Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC)(2008-2012). Atualmente exerce atividade acadêmica na Facultade Católica do Tocantins (FACTO) e na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Macromolécula biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptações bioquímicas e fisiológicas de peixes de água doce e poluição de ambientes aquáticos.

André Vieira Galuch, INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS - IFAM

Prof. Msc. do Instituto Federal do Amazonas

Publicado
2025-07-08
Como Citar
Honda, R., & Vieira Galuch, A. (2025). LANDFILL LEACHATE THREATENS TROPICAL FISH IN THE CENTRAL AMAZON. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 11(1), 12. https://doi.org/10.36725/agries.v11i1.10470