A arte de educar na área da saúde: experiências com metodologias ativas

  • Dafylla Kelly Silva Oliveira Universidade do Estado do Pará UEPA
  • Viviana do Socorro Maciel Quaresma UEPA
  • Jane de Almeida Pereira UEPA
  • Emmanuel Ribeiro Cunha UEPA

Resumo

A educação e a saúde são áreas interligadas, dessa forma, analisar as concepções de educação, assim como os seus aspectos históricos e conceituais na área da saúde nos possibilita discutir os paradigmas e as práticas educativas a partir de múltiplos olhares, reconhecendo a importância das transformações e inovações metodológicas nesta área, a exemplo da problematização e das metodologias ativas, as quais fomentam uma aprendizagem participativa, crítico e reflexiva, voltada a construção de saberes, à transformação social. Nesse sentido, o presente artigo objetiva contribuir para a discussão sobre a educação problematizadora no ensino e serviço em saúde, tendo por base vivências no SUS e relatos de experiências com metodologias ativas em que um dos principais resultados é a reflexão dos profissionais acerca da sua prática, em especial na educação na/em saúde, bem como o reflexo nas mudanças no cuidado em saúde, em especial na otimização do SUS. 

Biografia do Autor

Dafylla Kelly Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará UEPA
Farmacêutica. Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia na UEPA. Funcionária efetiva no cargo de farmacêutica da Prefeitura Municipal de Araguatins-TO.
Viviana do Socorro Maciel Quaresma, UEPA
Enfermeira; Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia – Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Jane de Almeida Pereira, UEPA
Nutricionista; Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia – Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Emmanuel Ribeiro Cunha, UEPA
Prof. Dr. em Educação, Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

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Publicado
2015-08-31
Seção
Artigos