A OPOSIÇÃO AO HELIOCENTRISMO NO SÉCULO XVII E OS MOVIMENTOS DE NEGAÇÃO DA CIÊNCIA HOJE

Palavras-chave: História da Ciência. Negacionismo. Ensino.

Resumo

Este artigo exploratório tem como objetivo investigar as semelhanças e diferenças entre a oposição ao heliocentrismo no século XVII e os movimentos contemporâneos de negação da ciência, bem como as possibilidades de trabalhar estes conhecimentos para fortalecer a educação científica. A análise parte do confronto histórico entre Galileu Galilei e a Igreja Católica, que rejeitava o modelo heliocêntrico devido a suas implicações teológicas. Esse episódio é comparado com as atuais formas de negação científica, como o negacionismo climático e o movimento antivacina, em que crenças pessoais e interesses econômicos e políticos desafiam o consenso científico. Este estudo destaca que, em ambos os contextos, a resistência maior não está nos argumentos científicos, mas sim na influência de fatores ideológicos, religiosos e culturais. A compreensão desses fenômenos é importante para desenvolver estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda da ciência.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Torres, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor Titular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba.

Referências

ABL. Negacionismo. Academia Brasileira de Letras, 2021. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2024.

ALBERGARIA, Danilo. O legado de Galileu para a ciência moderna. ComCiência, n. 119, 2009. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000800002&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2024.

ALVES-BRITO, Alan; MASSONI, Neusa Teresinha; GUIMARÃES, Ricardo Rangel. Subjetividades da Comunicação Científica: a educação e a divulgação científicas no Brasil têm sido estremecidas em tempos de pós-verdade? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1598–1627, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/73895. Acesso em: 27 ago. 2024.

ANDRADE, Maria Uilhiana Gomes de; MAIA, Márcia Rejane dos Santos Gomes; PEREIRA, Marlúcia de Aquino. Explorando as descobertas de Galileu Galilei: uma sequência didática sobre o impacto do uso da luneta na astronomia. Anais do IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2023. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15734_TB4085_13112023201903.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.

BRADBURY, Ray Douglas. Fahrenheit 451. São Paulo: Biblioteca Azul, 2012.

BRIGGLE, Adam; MITCHAM, Carl. Ethics and Science: An Introduction. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2012.

CALADO; Maria Madalena Ferreira Machado; SILVA; Sidney Reinaldo da. Agnotologia: a construção do negacionismo científico na sociedade da informação. Revista Intersaberes, v. 17, n. 42, p. 809-819, 2022. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2375/414738. Acesso em: 27 ago. 2024.

CESARINO, Letícia. Pós-verdade e a crise do sistema de peritos: uma explicação cibernética. Ilha - Revista de Antropologia, v. 23, n. 1, p. 73–96, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/75630. Acesso em: 27 ago. 2024.

CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHRISPINO, Alvaro; ALBUQUERQUE, Marcia Bengio de; MELO, Thiago Brañas de. Crença Forte, ciência fraca? Contribuições sobre a relação Ciência e crença para a educação científica e tecnológica em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1684–1721, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74921. Acesso em: 27 ago. 2024.

CORCETTI, Natalia Talita; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Contribuições de Galileu Galilei para a evolução do conhecimento científico e suas implicações no ensino de física. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364811511_CONTRIBUICOES_DE_GALILEU_GALILEI_PARA_A_EVOLUCAO_DO_CONHECIMENTO_CIENTIFICO_E_SUAS_IMPLICACOES_NO_ENSINO_DE_FISICA. Acesso em: 27 ago. 2024.

DALL'OLIO, Rafael Luis dos Santos. O Telescópio e a Revolução Científica do século XVII. Khronos, n. 13, p. 45-60, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/198661. Acesso em: 27 ago. 2024.

DINIZ, Leonardo Gabriel. Galileu Galilei: O mensageiro das estrelas. Portal Pion, 2012. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/artigos/26-galileu-galilei-o-mensageiro-das-estrelas. Acesso em: 27 ago. 2024.

FANCELLI, Uriã. Populismo e negacionismo: o uso do negacionismo como ferramenta para a manutenção do poder populista. Curitiba: Appris, 2021.

FERNANDES, Carla Montuori; OLIVEIRA, Luiz Ademir de; CHAVES, Fernando Resende. A negação da ciência na retórica populista antissistema. Mosaico - Revista de História, v. 15, n. 1, p. 100–112, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/8975. Acesso em: 27 ago. 2024.

FORATTINI, Fernando Miramontes. Anti-Intellectualism and the Civilizational and Democratic Process. Humanitas, n. 138, 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4189532. Acesso em: 27 ago. 2024.

GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. São Paulo: Editora 34, 2011.

GAMBA, Estêvão; RIGHETTI, Sabine. MyNews explica negacionismo científico: e suas consequências. São Paulo: Almedina, 2024.

GIORDANI, Rubia Carla Formighieri et al. A ciência entre a infodemia e outras narrativas da pós-verdade: desafios em tempos de pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 7, 2863–2872, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/MWfcvZ797BYyNSJBQTpNP8K/?lang=pt#. Acesso em: 27 ago. 2024.

IYENGAR, Shanto; MASSEY, Douglas S. Scientific communication in a post-truth Society. PLAS, v. 116, n. 16, 7656-7661, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.1805868115. Acesso em: 27 ago. 2024.

KNOBEL, Marcelo. A Ilusão da Lua: Ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo. São Paulo: Contexto, 2021.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAZER, David M. J. et al. The science of fake news: Addressing fake news requires a multidisciplinary effort. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018. Disponível em: https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.aao2998. Acesso em: 27 ago. 2024.

LEVITIN, Daniel J. O guia contra mentiras: Como pensar criticamente na era da pós-verdade. São Paulo: Objetiva, 2019.

LIVIO, Mario. Galileu e os negadores da ciência. Rio de Janeiro: Record, 2021.

MCINTYRE, Lee. The Scientific Attitude: Defending Science from Denial, Fraud, and Pseudoscience. Cambridge, U.S.A.: MIT Press, 2019.

MARICONDA, Pablo Rubén. O Diálogo de Galileu e a condenação. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Série 3, v. 10, n. 1, p. 77-160, 2000. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/631/509. Acesso em: 27 ago. 2024.

MARTÍNEZ, Alberto A. Burned Alive: Bruno, Galileo and the Inquisition. Londres, Reino Unido: Reaktion Books, 2018.

MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 27 ago. 2024.

MEDE, Niels G.; SCHÄFER, Mike S. Science-related populism: Conceptualizing populist demands toward science. Public Understanding of Science, v. 29, n. 5, p. 473–491, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0963662520924259. Acesso em: 27 ago. 2024.

MERKLEY, Eric. Anti-Intellectualism, Anti-elitism, and Motivated Resistance to Expert Consensus. Presentation at the Annual Meeting of the Western Political Science Association, San Diego, U.S.A. 2019. Disponível em: http://www.wpsanet.org/papers/docs/Merkley%20-%20WPSA%20Submission.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.

MUCHENSKI, Julio Cesar; MIQUELIN, Awdry Feisser. Ciência versus pseudociência: histórias e contos sobre fatos da ciência. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA108_ID843_08082021193625.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.

MURPHY, Keith M. Fake News and the Web of Plausibility. Social Media + Society, v. 9, n. 2, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/20563051231170606. Acesso em: 27 ago. 2024.

NAESS, Atle. Galileu Galilei: Um revolucionário e seu tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 220-237, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000100220&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 27 ago. 2024.

NASCIMENTO, Augusto Vinicius de Souza; JESUS, Lázaro Sandro de; SANTOS, Thiago Luiz dos. Método e ciência em Galileu Galilei (p. 17-37). SANTOS, Antônio Carlos; MATOS, Silvia Maria Santos (Orgs.). Percursos da investigação científica. São Paulo: Discurso Editorial, 2021. Disponível em: https://jornalderesenhas.com.br/ebook/percursos-da-investigacao-cientifica.pdf#page=17. Acesso em: 27 ago. 2024.

NEVES, Marcos Cesar Danhoni et al. O Sidereus Nuncius revisitado: lendo Galileo Galilei em tempos de negacionismo científico. Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), v. 18, n. 4, p. 347-357, 2023. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1285. Acesso em: 27 ago. 2024.

NICHOLS, Thomas M. The Death of Expertise: The Campaign against Established Knowledge and Why it Matters. New York, U.S.A.: Oxford University Press, 2017.
NOSELLA, Paolo. Ética e pesquisa. Educação & Sociedade, v. 29, n. 102, p. 255–273, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9HTpY96qdgmHhfhYsWsnBQh/#. Acesso em: 27 ago. 2024.

ORESKES, Naomi; CONWAY, Erik M. Merchants of Doubt. London, U.K.: Bloomsbury Publishing, 2011.

OTTO, Shawn Lawrence. The War on Science: Who's Waging It, Why It Matters, What We Can Do About It. Minneapolis, U.S.A.: Milkweed Editions, 2016.

PEDUZZI, Luiz O. Q.; RAICIK, Anabel Cardoso. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19–55, 2020. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1606. Acesso em: 27 ago. 2024.

PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes; SANTOS, Camilia Aoyagui dos. Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. 688–711, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/83882. Acesso em: 27 ago. 2024.

PROCTOR, Robert N.; SCHIEBINGER, Londa. Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Palo Alto, U.S.A.: Stanford University Press, 2008.

RODRIGUES, Wellington Gil; BAIARDI, Amílcar. Dificuldades de comunicação científica em um contexto de censura: o caso Galileu. Cadernos de História da Ciência, v. 11, n. 1, p. 103-130, 2015. Disponível em: https://periodicoshomolog.saude.sp.gov.br/index.php/cadernos/article/view/33883. Acesso em: 27 ago. 2024.

SANTOS, Alice. Filosofia e Educação para o Pensamento Crítico. Philosophica: International Journal for the History of Philosophy, v. 3, n. 6, p. 71-79, 1995. Disponível em: https://www.pdcnet.org/philosophica/content/philosophica_1995_0003_0006_0071_0079. Acesso em: 27 ago. 2024.

SHERMER, Michael. Cérebro e crença. São Paulo: JSN Editora, 2012

SILVA, Vinícius Carvalho da; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8085775. Acesso em: 27 ago. 2024.

SILVEIRINHA, Maria João. Bolhas de verdade: cinco alfinetes para (re)construir a democracia. Estudos em Comunicação, v. 2, n. 26, p. 35-45, 2018. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/453/236. Acesso em: 27 ago. 2024.

SULIK, Justin; EFFERSON, Charles; MCKAY, Ryan. Tirando conclusões precipitadas coletivamente: informações sociais amplificam a tendência de reunir dados insuficientes. Journal of Experimental Psychology: General, v. 150, n. 11, p. 2309–2320, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1037/xge0001044. Acesso em: 27 ago. 2024.

TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 163-188, 2013. Disponível em: https://www.scie
lo.br/j/rbedu/a/GMVMV8cdGj8F4PDTdnpjxgm/?lang=pt#ModalHowcite. Acesso em: 27 ago. 2024.

TAVRIS, Carol; ARONSON, Elliot. Mistakes Were Made (But Not by Me): Why We Justify Foolish Beliefs, Bad Decisions, and Hurtful Acts. Boston, U.S.A.: Mariner Books, 2015.

VAN ZOONEN, Liesbet. I-pistemology: changing truth claims in popular and political culture. European Journal of Communication, v. 27, n. 1, p. 56-67, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254089325_I-Pistemology_Changing_truth_claims_in_popular_and_political_culture. Acesso em: 27 ago. 2024.

YLÄ-ANTTILA, Tuukka. Populist knowledge: ‘Post-truth’ repertoires of contesting epistemic authorities. European Journal of Cultural and Political Sociology, v. 5, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23254823.2017.1414620. Acesso em: 27 ago. 2024.
Publicado
2024-12-02