CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA LITERATURA TOCANTINENSE
Resumo
O presente artigo tem por objetivo divulgar resultados de um projeto de pesquisa que se dedicou à análise e caracterização da literatura no Tocantins. Nesse contexto, foram analisadas duas obras literárias que possibilitaram a apresentação de conceitos sobre os termos “Literatura Tocantinense” e “Literatura Produzida no Tocantins”. Em “Janela da Liberdade” (Veloso, 2016), observa-se a reinscrição crítica de românticos da domesticidade, tensionados pelas categorias de gênero e pelo questionamento das normas patriarcais, o que a situa como LPT. Já em “O que vi (e registrei) no caminho das águas” (Silva, 2023), a paisagem do rio Tocantins e os objetos cotidianos são mobilizados como operadores simbólicos de memória e pertencimento, consolidando sua classificação como LT. Nas concepções de Kleiman (2002), Marques Neto (2009), Cosson (2007) e Soares (1999), o artigo aborda a potencialidade dessa literatura para formação de leitores na educação básica e superior, bem como para a execução de pesquisas avançadas em níveis de mestrado e doutorado.
Referências
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1968.
COSSON, Rildo. Letramento literário. – São Paulo: Contexto, 2007.
CRUZ, Creuza. Cyntia. Gurupi: Cometa, 1989.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8 ed. Campinas: Pontes, 2002.
MARQUES NETO et al. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. 1ª. ed. São Paulo: Global Editora, 2009.
SILVA, Súsie Fernandes Santos. O que vi (e registrei) no caminho das águas. Araguaína-TO: Le Coq Editora, 2023.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: A escolarização da leitura literária: O jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Secretaria de Estado da Educação e Cultura, 2019.
VELOSO, Eliosmar. Janela da Liberdade. 3ª ed. Gurupi: Editora Veloso, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








