HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOVOS OLHARES, NOVAS POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Nova História do Esporte. Historiografia da Educação Física. Pesquisa Histórica. História do Esporte. Educação dos Corpos.

Resumo

A partir de uma breve contextualização histórica de como a história da educação física tem sido contada pelos pesquisadores do campo, o presente estudo pretende apresentar e discutir as possibilidades de análise que se criaram a partir do que chamamos de Nova História do Esporte, que, através do manejo de novos conceitos, referências teóricas e fontes históricas vêm construindo novas formas de contar a história da educação física no Brasil. O método escolhido para cumprir com os objetivos propostos foi a pesquisa historiográfica a partir de fontes secundárias, notadamente, artigos de revistas acadêmicas e livros consagrados do campo científico em educação física. Em síntese, os resultados apresentaram que a partir da denominada Nova História do Esporte, os agentes do campo passaram a empregar novas fontes, métodos de pesquisa e referenciais, fato que permitiu novas olhares para a educação física escolar, inclusive, com a inserção do conceito “educação dos corpos”.

Biografia do Autor

Caio Serpa, Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ)

Graduado em educação física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências do Esporte (UERJ) e Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor I na Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ).

Thulyo Lutz, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em ciências do exercício e do esporte pela UERJ. É Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Silvio Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutorado pela Universidade de Évora. Doutorado e Mestrado em Educação Física e Cultura pela UGF. Licenciatura Plena em Educação Física pela UERJ. Professor associado na UERJ e na UFRJ, atuando nos programas de pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte e em Educação Física, respectivamente. Coordenador do Fórum de Pesquisadores nas áreas Sociocultural e Pedagógica, além da pós-graduação em Educação Física, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Líder do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC). Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. 

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Publicado
2024-12-02