MOVIMENTO FEMINISTA: UMA RELAÇÃO DE CONQUISTA DA MULHER NEGRA NA UNIVERSIDADE

  • Juraildes Barreira Nunes Faculdade ITOP
  • Mariane Santos Nogueira Faculdade Montes Belos

Resumo

O presente artigo buscou elucidar achados sobre as questões feministas e as conquistas ocorridas no decorrer do século XX no Brasil, por intermédio do levantamento histórico, bem como apresentar a inserção da mulher no ensino superior, enfrentando uma sociedade patriarcal e machista, tendo como base a luta do movimento feminista, suas respectivas conquistas de direitos numa sociedade regulada pelo estado, leis e coerção policial, por meio de apontamentos de dados sobre a mulher negra no ensino superior em específico.

Biografia do Autor

Juraildes Barreira Nunes, Faculdade ITOP

Graduada em Serviço Social Pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA-2004 e Especialista Administração, Planejamento e Projetos Sociais, pela universidade Gama Filho-2007.

Mariane Santos Nogueira, Faculdade Montes Belos

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Montes Belos (2010/2). Mestranda no Programa de Pós-graduação de Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Especialista em Fisioterapia Neurológica pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada (CEAFI). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Montes Belos (FMB). Áreas de atuação: Neuroanatomia, Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia; Fisioterapia aplicada à neurologia, pediatria, reumatologia, uroginecologia, geriatria e gerontologia, preventiva, pilates e auriculoterapia. Docente do curso de Fisioterapia na Faculdade Montes Belos. Tem experiência na área de Fisioterapia.

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos