“ARTES DE FAZER E REMENDAR REDES”: CULTURA MATERIAL DA PESCA E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA, ESTADO DO PARÁ, BRASIL

Palavras-chave: Educação na Amazônia. Currículo. Cultura Material da Pesca. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir a cultura material das redes de pesca na perspectiva de compreensão dos saberes locais que orientem a construção de Currículos significativos para a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil. A discussão teórica partiu da análise dos interesses hegemônicos nas políticas educacionais vigentes no Brasil, especialmente por meio da BNCC, e a relação deste documento com a EJA, invisibilizando a cultura e os modos de ser e viver dos sujeitos das Amazônias, observando especialmente as necessidades de pescadores do município de Bragança, no estado do Pará e como seus artefatos materiais podem subsidiar a construção de currículos significativos. É uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia da Nova História Cultural (NHC), desenvolvida a partir da escuta de pescadores, mediante entrevistas. Os resultados apontam que as a artes de fazer e remendar redes de pesca, constituem a cultura material da pesca, esta que deve ser reconhecida e legitimada como produção de conhecimento que valoriza os sujeitos pescadores, seus artefatos e práticas culturais como orientadores de currículos na Amazônia bragantina.

Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículos nas Amazônias (NIPHECA).

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É líder do Núcleo de Estudos em Currículos e Formação de Professores/as nas Amazônias (NUCFOR) cadastrado pelo CNPq.

Luis Henrique dos Reis Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículos nas Amazônias (NIPHECA).

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Publicado
2024-11-25