“ARTES DE FAZER E REMENDAR REDES”: CULTURA MATERIAL DA PESCA E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA, ESTADO DO PARÁ, BRASIL
Resumo
Este trabalho teve por objetivo discutir a cultura material das redes de pesca na perspectiva de compreensão dos saberes locais que orientem a construção de Currículos significativos para a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil. A discussão teórica partiu da análise dos interesses hegemônicos nas políticas educacionais vigentes no Brasil, especialmente por meio da BNCC, e a relação deste documento com a EJA, invisibilizando a cultura e os modos de ser e viver dos sujeitos das Amazônias, observando especialmente as necessidades de pescadores do município de Bragança, no estado do Pará e como seus artefatos materiais podem subsidiar a construção de currículos significativos. É uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia da Nova História Cultural (NHC), desenvolvida a partir da escuta de pescadores, mediante entrevistas. Os resultados apontam que as a artes de fazer e remendar redes de pesca, constituem a cultura material da pesca, esta que deve ser reconhecida e legitimada como produção de conhecimento que valoriza os sujeitos pescadores, seus artefatos e práticas culturais como orientadores de currículos na Amazônia bragantina.
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