CORPORALIDADES, GÊNERO E SEXUALIDADES DISSIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE A PEDAGOGIA TEM A ENUNCIAR?

Palavras-chave: Educação. Gênero. Pedagogia. Sexualidade. Sociedade.

Resumo

Há muito tempo, a temática de gênero e sexualidade na escola vem ganhando lócus na sociedade, abrindo espaço para debates e estudos para ser (re)conhecida e para a amenização do preconceito. Nesse sentido, este artigo analisa temáticas de gênero e sexualidades nas escolas, objetivando promover uma educação sexual que ultrapasse a questão biológica. Para tal, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Como resultados, foi perceptível que o tema gênero e sexualidade na escola e a contribuição da pedagogia na formação do indivíduo e de suas potencialidades, são relevantes para que as variações da diversidade sejam respeitadas e valorizadas dentro do contexto educacional e social. A discussão da temática também promove uma educação que não visa apenas o sexo biológico, mas também a formação da identidade e construção do ser humano dentro das singularidades que são formadas ao longo das vivências pessoais e interpessoais de cada um.

Biografia do Autor

Rodrigo Nascimento Bispo, Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), Coronel João Sá, Bahia, Brasil.

Suely Cristina Silva Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Professora da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), Coronel João Sá, Bahia, Brasil.

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Professor das Redes Estadual e Municipal da Bahia, Coronel João Sá, Bahia, Brasil.

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Publicado
2024-12-02