CORPORALIDADES, GÊNERO E SEXUALIDADES DISSIDENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE A PEDAGOGIA TEM A ENUNCIAR?
Resumo
Há muito tempo, a temática de gênero e sexualidade na escola vem ganhando lócus na sociedade, abrindo espaço para debates e estudos para ser (re)conhecida e para a amenização do preconceito. Nesse sentido, este artigo analisa temáticas de gênero e sexualidades nas escolas, objetivando promover uma educação sexual que ultrapasse a questão biológica. Para tal, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Como resultados, foi perceptível que o tema gênero e sexualidade na escola e a contribuição da pedagogia na formação do indivíduo e de suas potencialidades, são relevantes para que as variações da diversidade sejam respeitadas e valorizadas dentro do contexto educacional e social. A discussão da temática também promove uma educação que não visa apenas o sexo biológico, mas também a formação da identidade e construção do ser humano dentro das singularidades que são formadas ao longo das vivências pessoais e interpessoais de cada um.
Referências
BENTO, Berenice. Transexuais, corpos e próteses. Labrys estudos feministas, n. 4, ago-dez. 2003. Disponível em: http://www.unb.br/ih/his/gefem/labrys4/textos/berenice1.htm. Acesso em 20 de set., de 2022.
BRAGA, Keith Daiani da Silva. Homofobia na escola: Análise do livro de ocorrência escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) –Educação da faculdade de ciências e tecnologia, UNESP, São Paulo.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual – temas transversais. Brasília, v. 10, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Gênero e diversidade sexual. EFPB, 2009. Disponível em: www.ufpb.br>contents>noticias>didaticos>glossarioEscolasPlurais1. Acesso em 20 de set., de 2022.
FERRARI, Alexandre Sebastião; MARTELLI, Andréa Cristina. Formação de professores, educação sexual e PCNs: um olhar. MACNHOPE, Elenita Conegero Pastor; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; BUSSE, Sanimar ( orgs). Ação e reflexão: a prática de ensino e seu espaço do fazer pedagógico nos cursos de licenciatura. Cascavel, Gráfica Imprecolor, 2013, p.63.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal,1998.
FRANÇA, Fabiane Freire; CALSA, Geiva Carolina. As contribuições dos estudos de gênero e sexualidade no cotidiano escolar dos docentes. Florianópolis. 2008. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST40/Franca-Calsa_40.pdf Acesso em 20 de set., de 2022.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1992.
FURLANI, Jimena; Mitos e tabus da sexualidade humana. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003
JESUS, Beto de et al. Diversidade Sexual na escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens. São Paulo: ECOS – comunicação em sexualidade, 2008, p.10.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Currículo, cotidiano escolar e heteronormatividade em relatos de professoras da rede pública. Santa Catarina: Fazendo o Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010.p 2.
KAIL, Robert V. A criança. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Editora Vozes, 2006
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, v. 25, n. 2, p. 59-76, jul./dez. 2000.
LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Editora Vozes: Petrópolis/RJ, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MADUREIRA, A. F. A.; BRANCO, A. U. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva dos professores (as). Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 577-591, 2015.
MEYER, Dagmar E. Escola, currículo e produção de diferenças e desigualdades de gênero. In: SCHOLZE, Lia. (Org.). Gênero, memória, docência. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2001, p.32.
MEYER, Dagmar Estermann. Corpo, violência e educação. Anais da 28ª Reunião Anual da ANPED, realizada em Caxambu/MG, no período de 16 a 19 de outubro de 2005.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e sexualidade na educação escolar. In: FELIPE, Jane. Educação para a igualdade de gênero. Salto para o futuro. Boletim 26, Ano XVIII, nov., de 2008. p. 20-30.
NUNES, César; SILVA, Edna. A educação sexual da criança. Campinas: Autores associados, 2000.
SILVA JUNIOR, J. A. da. SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Revista Lugares de Educação, v. 1, n. 2, p. 218–238, 2012.
WARNER, Michael (Ed.). Fear of a queer planet. Minneapolis: University of Minnesota, 1993
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p.54.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).