POR UMA CULTURA ÉTICO-CRÍTICA NA ATUAL SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO

Palavras-chave: Cultura. Barbárie. Ética. Crítica. Sociedade.

Resumo

O texto investiga as possibilidades de uma cultura ética em meio às transformações na atual sociedade globalizada e marcada pela diversidade. Fundamenta-se numa compreensão de cultura ora como criação de um universo humanizado, ora atravessada pela ética, buscando superar a violência e a barbárie pela visão crítica da sociedade. Para além da ciência e da técnica, o bem-estar da humanidade precisa se fundar na ética. O problema é: Como uma cultura ético-crítica pode ser amalgamada em meio a uma sociedade em transformação ameaçada pela violência e barbárie? É desafiador à medida que a razão técnica e instrumental é comandada pelo consumo e pelo lucro que são alheios às necessidades humanas.

Biografia do Autor

Nilo Agostini, Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris (EHESS). Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg (França). Atual professor colaborador da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

AGOSTINI, Nilo. Prefácio. In: OLIVERIA, M. R. F.; SILVA, A. T. T.; CLARO, Z. A.; BITTENCOURT, C. A. C. Indústria cultural, educação e trabalho docente: da semiformação à emancipação humana. Londrina: UEL, 2019, p. 9-12.
______. Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin. 1. ed. 1ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2016 (Obras escolhidas 1).
CARRIER, H. Évangile et cultures: de Léon XIII a Jean-Paul II. Cité du Vatican, Paris: Vaticana, Mediaspaul, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GODOY, E. V.; SANTOS, V. M. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30, n. 3, 2014, p. 15-41.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, 1997, p. 15-46.
ROCHA, Z. Ética, cultura e crise ética de nossos dias. Síntese, v. 34, n. 108, 2007, p. 115-131.
Publicado
2024-08-20
Seção
Artigos