POR UMA CULTURA ÉTICO-CRÍTICA NA ATUAL SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Resumo
O texto investiga as possibilidades de uma cultura ética em meio às transformações na atual sociedade globalizada e marcada pela diversidade. Fundamenta-se numa compreensão de cultura ora como criação de um universo humanizado, ora atravessada pela ética, buscando superar a violência e a barbárie pela visão crítica da sociedade. Para além da ciência e da técnica, o bem-estar da humanidade precisa se fundar na ética. O problema é: Como uma cultura ético-crítica pode ser amalgamada em meio a uma sociedade em transformação ameaçada pela violência e barbárie? É desafiador à medida que a razão técnica e instrumental é comandada pelo consumo e pelo lucro que são alheios às necessidades humanas.
Referências
______. Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin. 1. ed. 1ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2016 (Obras escolhidas 1).
CARRIER, H. Évangile et cultures: de Léon XIII a Jean-Paul II. Cité du Vatican, Paris: Vaticana, Mediaspaul, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GODOY, E. V.; SANTOS, V. M. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30, n. 3, 2014, p. 15-41.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, 1997, p. 15-46.
ROCHA, Z. Ética, cultura e crise ética de nossos dias. Síntese, v. 34, n. 108, 2007, p. 115-131.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).