ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

  • Vanice Schossler Sbardelotto Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão

Resumo

A criação de Assessorias Pedagógicas na Educação Superior constitui-se como um trabalho em construção. A discussão da Pedagogia Universitária tem impulsionado esse debate, sobretudo após a expansão desse nível de ensino no Brasil nos últimos anos. O processo de expansão, se deu tanto no setor público, como no privado e abriu as portas da universidade para setores historicamente excluídos. Esse processo desencadeou a discussão sobre diversos aspectos da educação superior, como a oferta à distância, financiamento e também sobre as questões pedagógicas na Educação Superior. A UNIOESTE, levando em consideração esse e outros aspectos, cria o cargo de Assessor Especial, com atribuições pedagógicas. No campus de Francisco Beltrão essa função foi desempenhada a partir de 2016 por uma pedagoga. Desta forma, pretende-se apresentar e discutir nesse artigo, as ações desenvolvidas por essa Assessoria a partir de 2016, apontando limites e possibilidades desse tipo de assessoramento.

 

 

Biografia do Autor

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão

Pedagoga, Professora do Colegiado de Pedagogia da Unioeste, Campus Francisco Beltrão, doutoranda em Geografia, membro do Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente – GESFORT.

Publicado
2018-11-23