TRANSDISCIPLINARIDADE: CONCEITO E CORRELAÇÃO COM A DIDÁTICA COMPLEXA

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Complexidade. Didática complexa. Ensino. Aprendizagem

Resumo

Este artigo pretende conceituar transdisciplinaridade, tendo como referência Maria Cândida Moraes (2015), Marilza Suanno (2015; 2021) e Ettiéne Guérios (2021), com o objetivo de identificar o que a transdisciplinaridade propõe como processo de aprender e ensinar e detalhar aspectos da Didática Complexa e Transdisciplinar que se correlacionam. O presente trabalho é resultante dos encontros e estudos da disciplina “Didática e questões contemporâneas”, ministrada pela professora Marilza Vanessa Suanno, no Mestrado em Educação, promovido pela Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação. A partir das discussões realizadas no decorrer de toda a programação, transitamos em discussões pautadas em didáticas emergentes e insurgentes que, de forma bastante provocativa, reflexiva e propositiva, revelam muitos estudiosos pesquisadores que vêm quebrando barreiras, ampliando e mudando paradigmas, provocando rachaduras e vislumbrando outros olhares e possibilidades de ensinar e de aprender.

Biografia do Autor

Emicléia Alves Pinheiro, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestranda do PROMEP – UEG e aluna especial na disciplina Didática e questões contemporâneas do mestrado do PPGE/FE/UFG. Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás, especialista em Docência Universitária e Psicopedagogia pela mesma universidade. Atua como Coordenadora Geral na Escola Pluricultural Odé kayodê/ Espaço Cultural Vila Esperança e como pedagoga no IFG Campus Cidade de Goiás. Membro do Grupo de pesquisa Didaktikè.

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Publicado
2023-10-25