TRANSDISCIPLINARIDADE: CONCEITO E CORRELAÇÃO COM A DIDÁTICA COMPLEXA
Resumo
Este artigo pretende conceituar transdisciplinaridade, tendo como referência Maria Cândida Moraes (2015), Marilza Suanno (2015; 2021) e Ettiéne Guérios (2021), com o objetivo de identificar o que a transdisciplinaridade propõe como processo de aprender e ensinar e detalhar aspectos da Didática Complexa e Transdisciplinar que se correlacionam. O presente trabalho é resultante dos encontros e estudos da disciplina “Didática e questões contemporâneas”, ministrada pela professora Marilza Vanessa Suanno, no Mestrado em Educação, promovido pela Universidade Federal de Goiás – Faculdade de Educação. A partir das discussões realizadas no decorrer de toda a programação, transitamos em discussões pautadas em didáticas emergentes e insurgentes que, de forma bastante provocativa, reflexiva e propositiva, revelam muitos estudiosos pesquisadores que vêm quebrando barreiras, ampliando e mudando paradigmas, provocando rachaduras e vislumbrando outros olhares e possibilidades de ensinar e de aprender.
Referências
GUÉRIOS, Ettiène. Transdisciplinaridade: desafios, características e implicações educacionais. Live realizada pelo Grupo de Estudos Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação (GECOMTE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa no dia 31 de agosto de 2021, a partir das 19h, pelo Google Meet.
MORAES, Maria Cândida. Didática Complexa e Transdisciplinar. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y1dqmQSA0uQ&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=8&t=785s Acesso em: 02/04/2022
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas – SP: Papirus, 2015.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3.ed. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
MORIN, Edgar. La mente bien ordenada. Barcelona: Editorial Seix Barral, 2000.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2011. p. 13-102.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PETRAGLIA, Izabel. Educação Complexa para uma Nova Política de Civilização. Educar. Curitiba, Editora UFPR, n. 32, p. 29-41, 2008.
SUANNO, Marilza V. R. (2022). ENTRE BRECHAS E BIFURCAÇÕES A DIDÁTICA SEGUE EM MOVIMENTO E EM CONTRAPOSIÇÃO AO NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO. Cadernos De Pesquisa, 29(3), 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19601 Acesso em 11 jul 2023.
SUANNO, Marilza V. R. Para além dos territórios disciplinares: transdisciplinaridade como princípio-estratégia de reorganização do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 270–280, 2022b. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p270-280. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14778. Acesso em: 11 jul. 2023.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Pluricultural Odé Kayodê. 2021.
PINHEIRO, Emicléia Alves e FALLETI, Renata Tavares. A Prática Pedagógica da Escola Pluricultural Odé Kayodê: Resistência e Transformação. Em defesa do Direito à Educação Escolar: Didática, Currículo E Políticas Educacionais em debate. Disponível em https://Publica.Ciar.Ufg.Br/Ebooks/Edipe/Artigo_11.Html
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).