A GESTÃO ESCOLAR NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19

Palavras-chave: Contexto pandêmico. Covid-19. Gestão escolar.

Resumo

A educação foi profundamente impactada pela pandemia da Covid-19 e a concepção de gestão escolar foi ressignificada para a continuidade das aulas de forma remota. Este trabalho tem por objetivo discutir sobre o papel da gestão escolar no contexto pandêmico da Covid-19. A escolha desse estudo se justifica pelo interesse de se compreender os desafios enfrentados pela gestão escolar através das aulas remotas no período pandêmico. Como suporte teórico, contou-se com as contribuições de alguns autores, como Luck (2009), Libâneo (2001), Sousa e Miranda (2020) e Freire e Diógenes (2020). A presente pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. A partir do estudo, foi possível identificar muitos desafios que estiveram atrelados à gestão escolar durante o ensino remoto e o importante papel que a gestão escolar tem de envolver todos que fazem parte da escola para o bom desenvolvimento das aulas remotas e das consequências pós-pandemia no contexto educacional.

Biografia do Autor

Antonia Erica Rodrigues Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Pedagogia (FAEX) e em Letras (UVA), Especialista em Gestão Escolar e Neuropsicopedagogia (FAEDI) e em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (UNOPAR), Mestranda em Letras (UECE).  Atualmente é professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos