PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL NO SERTÃO DO TOCANTINS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A Rede Municipal de Saúde de Palmas instituiu em dezembro de 2013, o Programa Integrado de Residência, com o intuito de unir os Programas de Residências: Médica e Multiprofissionais. Dentre as Residências Multiprofissionais, está a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), que tem como um dos seus objetivos sensibilizar e preparar profissionais de saúde para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população brasileira. Os residentes de odontologia foram inseridos na Unidade de Saúde da Família e convidados para realizarem um matriciamento das comunidades rurais, junto com alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Descrever a experiência de práticas educativas em saúde bucal realizadas em comunidade rural da cidade de Rio Sono – TO. Relatar a importância de atividades de promoção a saúde e prevenção de agravos em comunidades onde o acesso a procedimentos clínicos odontológicos é dificultado. Os residentes desenvolveram atividades de promoção à saúde bucal com ação educativa, onde foram demonstradas técnicas de escovação e higienização da cavidade oral, utilizando ilustrações e macro modelos. Após a escovação, os residentes avaliaram a cavidade oral dos que estavam presentes e os casos que necessitavam de procedimento odontológico clínico foram avisados aos pais/responsáveis e aos agentes de saúde para que fosse agendado o horário do atendimento na Unidade de Saúde da Família em Rio Sono. As ações de uma equipe multiprofissional que visam o cuidado integral da saúde devem atingir toda comunidade seja qual o meio de chegar até ela.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).