SOCIEDADE DIGITAL NAS REDES SOCIAIS E A PRIVACIDADE

  • Rafael Pereira Rabelo Mendes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Denise Sampaio de Araújo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Rayanne Rodrigues Fernandes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Valdirene Cassia da Silva Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/Ulbra

Resumo

Introdução: As sociedades virtuais despertam no mundo moderno um desafio para a liberdade de expressão sem ferir o direito à privacidade. Objetivo: Rever na literatura científica os desafios da sociedade digital em preservar a privacidade nas redes sociais. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura do tipo narrativa, por meio de publicações na base científica digital, utilizando pesquisas disponíveis de forma integral e gratuita em meio eletrônico, em uma ou mais das bases dos bancos de dados citados; seleção de estudos nos idiomas português, espanhol e inglês; e utilização das palavras-chaves selecionadas como eixo norteador da pesquisa (cibercultura, sociedade digital, direito à privacidade, redes sociais e tecnologia). Desenvolvimento: A natureza humana tende a se organizar em sociedade. Com o advento da tecnologia, as redes sociais se apresentam como principal veículo de acesso a relacionamentos da sociedade digital. Nesse contexto, é necessário que se estabeleçam normas de conduta que obedeçam princípios éticos e respeitem a privacidade dos indivíduos e do coletivo. Conclusões: A sociedade digital está intimamente ligada ao uso de redes sociais e o direito à privacidade deve ser preservado para garantir a liberdade de expressão.

 

Palavras-chave: Cibercultura; Sociedade digital; Redes Sociais; Privacidade, Tecnologia.

Biografia do Autor

Rafael Pereira Rabelo Mendes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Medicina - ITPAC Porto Nacional (2016). Atualmente é professor de saúde da mulher I da Universidade Federal do Tocantins e residente em medicina de família e comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, atenção básica e avaliação neurológicas simplificada.  

Denise Sampaio de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Advogada. Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

Rayanne Rodrigues Fernandes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Enfermeira, bacharela e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás FEN/UFG (2014/2). Atua na Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas - TO.

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (2014) e revalidado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins no curso de jornalismo. Participo do Nucleo Opaje. Fui professor desde o ensino fundamental, atualmente coordeno o Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Minha área de reflexão e pesquisa é a gestão da aprendizagem. Questiono sempre a educação, é minha eterna interrogação

Valdirene Cassia da Silva, Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/Ulbra

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/Ulbra. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em tecnologias da informação e da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia e cultura. Vinculada ao grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias, da Faced/UFBA.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos