É POSSÍVEL EXPANDIR AS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CRÍTICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Educação infantil. Pesquisa-ação. Necessidades formativas.

Resumo

O presente artigo traz discussões acerca da formação continuada docente, com professoras que trabalham no contexto da educação infantil e atendem crianças menores de seis anos de idade, a partir dos pressupostos da pesquisa-ação colaborativa e do referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. A problemática se refere aos possíveis impactos de uma formação continuada para a expansão de concepções pedagógicas de professoras da educação infantil. Nesse contexto, a principal finalidade do estudo se constituiu em realizar uma proposta de encontros formativos, com vistas a identificar, analisar e superar as necessidades formativas desveladas pelas professoras colaboradoras da pesquisa. Os dados foram produzidos a partir dos encontros com um grupo colaborativo composto por sete professoras. A partir das necessidades formativas manifestadas, categorizamos e desenvolvemos a proposta de formação contínua. As análises empreendidas reforçam a necessidade de que as formações avancem significativamente para além da reflexão da prática sobre a prática.

Biografia do Autor

Thaís Coutinho de Souza Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Iara Vieira Guimarães , Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

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Publicado
2024-11-25